A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga, recebe este sábado, dia 27, a final nacional das “Olimpíadas de Química Júnior”. O evento junta 60 alunos do 8º e 9º anos de 20 escolas de todo o país, que se destacaram nas dez semifinais regionais.
Na final, cada equipa de três alunos vai ser distribuída a partir das 11h00 pelos laboratórios do Departamento de Química e pelo anfiteatro da ECUM. O objetivo é efetuar uma prova teórica com questões sobre imagens, filmes e/ou animações projetadas e uma prova laboratorial com questões baseadas na observação de montagens experimentais. Às 15h00 procede-se à entrega de prémios às três melhores equipas.
A equipa vencedora poderá representar Portugal nas “Olimpíadas Europeias da Ciência”, previstas para 2024.
Mais cedo, às 10h30, a sessão de abertura conta com os discursos de Joaquim Faria, presidente da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), que coorganiza a iniciativa, e da parte da UMinho com a pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, o presidente da ECUM, José González-Méijome, o diretor do Departamento de Química, Luís Monteiro, e a professora Susana Costa, representante da organização.
