DestaqueVILA VERDE

Vilaverdense Álvaro Rocha é o melhor cientista da Universidade de Lisboa no campo das Ciências Sociais

O Vilaverdense Álvaro Rocha, natural de Aboim da Nóbrega, foi considerado esta semana pela plataforma ScholarGPS, como o melhor cientista da Universidade de Lisboa, no vasto campo científico das Ciências Sociais, sendo o segundo melhor cientista de Portugal no mesmo campo, fazendo parte, ainda, do grupo dos 0,05% melhores cientistas do mundo, considerando todos os campos científicos.

A ScholarGPS é uma plataforma de análise que fornece perfis detalhados e rankings de cientistas, instituições e programas. Compila meta-dados de publicações e citações para oferecer uma visão abrangente da produtividade e impacto académico de mais de 30 milhões de cientistas em todo o mundo, cobrindo uma ampla gama de instituições e campos disciplinares. A plataforma pertence à Meta Analytics LLC, uma empresa baseada na Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Os rankings da plataforma ScholarGPS são baseados na qualidade e quantidade de publicações de cientistas ativos e produtivos, tendo em consideração métricas como o número de publicações, citações recebidas e o índice h (h-index). A plataforma permite pesquisar e comparar perfis de cientistas e instituições em vários campos e especialidades, facilitando a identificação de especialistas e potenciais colaborações.

“Estes resultados de Álvaro Rocha não são um caso isolado, porque podem ser reconfirmados noutras credíveis fontes internacionais”, refere uma nota à imprensa.

Por exemplo: baseado em dados da plataforma ResearchGate, uma das maiores plataformas de investigadores a nível mundial, Álvaro Rocha integra o grupo dos 1º melhores investigadores do mundo nas suas áreas de investigação: Sistemas de Informação e Ciências da Informação; e baseado no Ranking de Cientistas da Universidade de Stanford (Estados Unidos da América), Álvaro Rocha integra também o grupo dos 1% melhores cientistas do mundo, tendo em consideração todos os campos científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *