Dinâmica associativa em Amares é motivo de orgulho
Manuel Moreira formalizou protocolos de colaboração com as associações concelhias para o ano 2020 com valores superiores a 400 mil euros
O Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, e os dirigentes associativos do concelho de Amares procederam recentemente à assinatura de protocolos de colaboração para o ano 2020.
Os valores, num investimento superior a 400 mil euros, destinam-se à execução dos planos de atividades das mais de 50 associações recreativas, culturais, desportivas e sociais existentes no território.
Na cerimónia Manuel Moreira destacou a importância que as associações locais desempenham no território. “O associativismo é hoje uma marca forte do nosso concelho. Temos coletividades que, nas suas diferentes áreas de ação, desenvolvem um trabalho notável que nos enche de orgulho. Sabemos que é um trabalho que exige doação pessoal, energia e tempo, em prol do bem comum, de algo maior. Sentimos que existe essa entrega e essa motivação dos nossos dirigentes e coletividades. Bem hajam por esse contributo para uma sociedade melhor”, referiu.
O presidente frisou ainda que “as verbas disponibilizadas, ainda que sejam sempre insuficientes para as aspirações, representam um grande esforço financeiro da autarquia”, destacando ainda a colaboração de meios humanos e técnicos que o município disponibiliza, sobretudo através da ação do Gabinete do Associativismo, Desporto e Juventude.
Já o vereador do Associativismo, Desporto e Juventude, João Esteves, sublinhou que era com muito “apreço” e ao mesmo tempo e com “grande responsabilidade” que o Município de Amares formalizava a assinatura destes protocolos de colaboração. “Existe da parte da Município de Amares a firme convicção que esta forma de atuar, traz benefícios reais para ambas as partes, ganhando em geral todo o território em que nos inserimos e em especial toda a comunidade amarense. Podem sempre contar com a Câmara Municipal pois os nossos objetivos confundem-se e só faz sentido se trabalharmos em parceria, como aliás sempre temos vindo a fazer”, acrescentou.
Também os responsáveis das associações destacaram a importância de unir sinergias. “Em tudo o que fazemos na vida temos mais sucesso se trabalharmos unidos por um objetivo comum e estou certo que a associação que represento, tal como as restantes, não daria tantos frutos se não fosse o apoio do município”, disse a título de exemplo, José Silva, presidente do Rendufe Futebol Clube. “Estes apoios são uma forma de manter vivo o tecido associativo e de servir de estímulo para que novas associações sejam criadas”, concluiu.
Para além destas verbas protocoladas, o município destina, ainda, para este ano, uma verba de 255 mil euros de subsídios ao investimento para apoiar obras nas infraestruturas das associações.
Recorde-se que desde 2014 o Município de Amares leva a cabo a Semana do Associativismo que no ano 2020 terá lugar de 20 a 26 de abril.