AtualidadeDestaqueVILA VERDE

Dólares americanos financiam obra no Vade

Emigrantes portugueses em Newark, EIA; promovem ação de angariação de fundos para Centro Social de Covas

Um grupo de emigrantes portugueses nos EUA promoveu uma ação de angariação de verbas a favor do Centro Social de Covas, no Vade, concelho de Vila Verde. A iniciativa, que culminou com um almoço-convívio no domingo passado, em Newark, garantiu um montante global de cerca de 30 mil dólares.

A instituição de solidariedade social vilaverdense está a requalificar a antiga escola primária de Covas, num investimento de 500 mil euros. As novas instalações do Centro vão permitir reforçar o serviço social, que vai dispor de um espaço para centro de dia e passar de 40 para 60 os idosos a apoiar pelo serviço de Apoio ao Domicílio.

O eurodeputado José Manuel Fernandes apadrinhou a iniciativa e esteve em Newark, juntamente com o presidente da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, um dos principais incentivadores para “a mobilização de pessoas e vontades para ajudar a mais esta causa”.

Na sua página no Facebook, José Manuel Fernandes elogiou a comunidade portuguesa em Newark: “Tenho de usar várias palavras para definir a comunidade portuguesa nos EUA: trabalho, rigor, risco, empreendedorismo, competência, saudade, generosidade, amor à terra, raízes. Tudo isto resulta em SUCESSO.”

O eurodeputado confessou que foi “um prazer” ter confirmado em Newark “a força da nossa cultura, dos nossos empresários”.

A comunidade portuguesa juntou-se domingo num almoço em Newark, com cerca de 500 pessoas, para ajudar o Centro Social de Covas. No evento participou ainda a diretora técnica da IPSS, Luísa Gonçalves.

O objetivo é requalificar a antiga escola local, com novas instalações que incluem cantina e maior capacidade de resposta social e no serviço de apoio domiciliário. A obra já está em fase de construção e tem o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. O Centro Social tem atualmente 12 funcionários e prevê um aumento de quatro postos de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *