Preços da gasolina e do gasóleo caem 1,6% e 3,7% em fevereiro

Os preços médios da gasolina simples em Portugal caíram 1,6% e os do gasóleo simples recuaram 3,7%, em fevereiro face a janeiro, devido ao impacto da pandemia de covid-19 na economia global, divulgou hoje a ERSE.

Segundo o boletim mensal do mercado de combustíveis da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “os preços médios de venda ao público dos combustíveis em Portugal sofreram uma redução, sobretudo devido ao impacto da pandemia de covid-19 na economia global, refletindo-se numa redução de preço das ‘commodities’”.

De acordo com o regulador, “no início do ano 2020 o preço médio de venda ao público (PVP) da gasolina simples 95 aumentou cerca de 3% face a dezembro de 2019”, mas “o mês de fevereiro terminou como PVP a descer cerca de 1,6% face ao mês anterior”, de 1,569 euros por litro para 1,544 euros/litro.

“A maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde aos impostos, que na gasolina representam aproximadamente 62%”, nota.

Já no caso do gasóleo simples, “no início do ano 2020 o PVP aumentou cerca de 3,4% face a dezembro de 2019”, mas “o mês de fevereiro encerrou com o PVP em tendência decrescente (-3,7%), colmatando a subida do mês anterior”, recuando de 1,456 euros/litro para 1,402 euros/litro.

Também no gasóleo “a maior fatia do PVP paga pelo consumidor corresponde aos impostos, seguida do valor da cotação internacional e frete, as quais, cumulativamente representam cerca de 88%”.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *