DestaqueVILA VERDE

Centro de Rastreio à Covid-19 já em funcionamento em Vila Verde

O Centro Móvel de Rastreio à Covid-19 já se encontra em funcionamento, na modalidade de “drive thru”, junto ao Centro de Saúde da sede concelhia.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Vila Verde, os municípios de Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês/Cabreira.

Com uma capacidade inicial para realizar 50 testes homologados pelo Serviço Nacional de Saúde, este Centro deverá ver aumentado o seu poder de resposta às necessidades da região abrangida pelas entidades parceiras nos próximos dias. Para o efeito, a Câmara Municipal de Vila Verde procedeu, desde já, à aquisição de mais 2 000 testes.

Este serviço irá funcionar às terças-feiras, entre as 9 e as 19 horas, e às quintas-feiras, entre as 9 e as 13 horas. Estará também garantido o funcionamento desta estrutura em todos os concelhos que integram esta parceria, junto dos respetivos centros de saúde, em regime bissemanal, estando, assim, assegurados períodos de permanência em cada município.

Assim, os cidadãos suspeitos de estarem infetados pela Covid-19 e uma vez devidamente referenciados pelo SNS, com prescrição médica e com os testes marcados, poderão realizar o exame de despistagem da doença. No sentido de agilizar o processo, nesta fase inicial, os cidadãos nestas condições foram contactados tendo em vista o agendamento da realização dos exames de diagnóstico da doença.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, assegura, em comunicado, que “o Município de Vila Verde acompanha com a maior atenção o grave problema da proliferação da pandemia e, de uma forma planeada e em permanente articulação e cooperação com as entidades locais e regionais com competência nesta matéria, tudo está a ser feito para proteger os munícipes e para garantir a concretização de medidas eficazes em matéria de prevenção e de combate à Covid-19. Este centro de rastreio é mais uma vitória de Vila Verde contra esta pandemia.”

O autarca esclarece que “a criação deste Centro de Rastreio representa uma resposta célere e eficaz ao problema, numa lógica de proximidade, indo, assim, ao encontro de um dos grandes desígnios do poder local que é estar próximo das pessoas e acionar os meios necessários para o bem-estar de todos e de cada um dos munícipes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *