AtualidadeMinho

Município de Braga cancela Orçamentos Participativos deste ano

O Município de Braga acaba de cancelar as edições deste ano dos Orçamentos Participativos (OP), nomeadamente o OP Geral, o OP Escolar e o OP Jovem ‘Tu Decides!’, iniciativas que se têm revelado uma importante ferramenta de mobilização e participação dos cidadãos na vida da Cidade.

A decisão fica a dever-se à actual situação de pandemia motivada pela COVID-19 e a todos os condicionamentos a ela associados, que resultarão no manifesto impedimento ou disponibilidade para o envolvimento dos Bracarenses nas diferentes fases dos Orçamentos Participativos.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, esta é uma medida preventiva que se vem juntar ao Plano de Contingência Municipal. “Os Orçamentos Participativos serão retomados e as suas iniciativas serão reagendadas logo que tal seja viável”, garante Sameiro Araújo.

Os Orçamentos Participativos são “um instrumento de participação activa, que representam a democracia no seu expoente máximo de concretização”. “Os Bracarenses propõem, os Bracarenses votam. Ao longo dos anos de implementação, muitos tem sido os projectos concretizados e muitas também tem sido as mais-valias dos mesmos para a Cidade”, salienta a vice-presidente da Autarquia.

No entanto, este é um processo carece que um grande envolvimento dos cidadãos, quer na elaboração de propostas, quer no processo de divulgação das mesmas, de escolha e votação. “Todos estes processos exigem sempre um pouco de nós, a nossa disponibilidade enquanto cidadãos e, neste momento, não estão reunidas as condições para que isso aconteça”, frisa Sameiro Araújo.

Por agora, o Município de Braga reforça o apelo a toda a população para que fique em casa e evite o contacto social, de forma a travar a expansão do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *