‘Start Esposende’ marca novo ciclo de apoio ao desenvolvimento económico no Município
Start Esposende identifica o mais recente projeto do Município de Esposende, que se assume como uma agência de captação de investimento, dinamização empresarial, disponibilizando ferramentas de apoio à iniciativa empreendedora e à captação de novas empresas.
Um projeto inovador que acompanha as necessidades dos empreendedores e dos empresários, permitindo em Esposende, o acesso às mais modernas instalações, ferramentas e serviços dedicados para a materialização dos seus projetos.
Com uma rede de parceiros que passa pelas instituições locais, regionais e nacionais, a Start Esposende integra ainda uma rede de mentores composta por profissionais e empresários, capazes de apoiar os projetos dos empreendedores de Esposende.
O Município de Esposende deu já início ao projeto com o lançamento da sua plataforma eletrónica onde é possível a candidatura ao programa de incubação.
As candidaturas permitem a integração em diferentes etapas:
– Ready | Pré-incubação: Assegurar que o projeto entra na fase de Incubação com um plano de negócios suficientemente desenvolvido que permita o seu lançamento no mercado.
– Set | Incubação: A etapa de Incubação destina-se a empresas que completem, com sucesso, a etapa de Pré-Incubação e Empresas já constituídas, com menos de 24 meses.
– Go | Desenvolvimento: Esta etapa destina-se a empresas que completem a etapa de Incubação, empresas com mais de 24 meses que pretendam ter a sua sede no Município e Spin-offs de empresas maduras.
As modalidades de incubação compreendem a incubação virtual, o coworking e os gabinetes.
A Start Esposende integra ainda o Espaço Empresa, uma iniciativa liderada pelo IAPMEI que se assume como um ponto de contato entre o Estado e as Empresas, através da disponibilização de serviços de informação, apoio e aconselhamento para as empresas, intermediação com os serviços da Administração Pública Central e ainda atendimento digital assistido, para apoio à realização de serviços online disponibilizados pela administração pública.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, em comunicado, “a Start Esposende permite-nos apoiar, desde a fase inicial, empreendedores e empresários que escolham instalar-se ou expandir os seus negócios no nosso concelho. A rede de parceiros e mentores garante que os nossos empreendedores estarão sempre devidamente acompanhados. Desta forma, conseguimos marcar presença nas etapas mais críticas da vida de uma empresa, contribuindo para a sua sobrevivência e expansão.”
Este projeto será implementado em duas fases, sendo que o início é marcado pelo lançamento da plataforma digital, www.startesposende.pt/, onde é possível avançar para a candidatura às etapas do programa de incubação, uma segunda fase de abertura do Espaço Empresa e das instalações físicas para acolhimento dos empreendedores e prestação de serviços presenciais.