DestaqueVILA VERDE

Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento regressa com sessão on-line a dia 20 de maio

A Casa do Conhecimento de Vila Verde anuncia o regresso da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento! Uma iniciativa conjunta das Casas do Conhecimento de Vila Verde, da Universidade do Minho, de Boticas, Montalegre e Paredes de Coura.

No próximo dia 20 de maio, pelas 17h30 a Comunidade de Leitores volta a dar continuidade às suas sessões, mas desta vez on-line, através da plataforma Zoom, e não fisicamente nos espaços das Casas do Conhecimento.

A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro é a obra em destaque para a 9ª sessão, que será promovida pela Casa do Conhecimento de Paredes de Coura, dinamizada por Maria de Fátima Silva Cabodeira, Técnica superior da Câmara Municipal de Paredes de Coura, responsável pelo Arquivo Municipal de Paredes de Coura e pela coordenação técnica do Arquivo Literário do escritor Mário Cláudio e que contará, ainda, com a participação de Aquilino Machado.

Publicada em 1957, a crónica romanceada “A Casa Grande de Romarigães” retrata sucessivas gerações da antiga Quinta e Capela de Nossa Senhora do Amparo, desde tempos que recuam ao domínio do suserano, na Idade Média, passando pelas guerras da restauração, invasões francesas, disputas liberais, até à emigração para o Brasil, a partir da segunda metade do séc. XIX.

Os ancestrais usos e costumes, da partilha da água e da partilha do monte, aí são revisitados, a par das mentalidades da nobreza do norte de Portugal ancoradas simultaneamente na religiosidade e no misticismo popular. Tão luxuriante quanto a natureza alto-minhota é a linguagem, que Aquilino cinzela com admirável mestria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *