DESPORTO

Associação Académica e Serviços de Acção Social da UMinho lançam eSports na UMinho

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) e os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) uniram-se para lançar o “AAUMinho eSports”, a primeira competição de jogos eletrónicos na Universidade do Minho (UMinho).

A primeira edição arranca no início de junho e consistirá num torneio virtual de FIFA 20 através da PlayStantion 4, disputado por eliminatórias e aberto a todos os estudantes inscritos na UMinho. As inscrições decorrem até 28 de maio, através do formulário disponível no sítio oficial da AAUMinho e dos SASUM.

Para Rui Oliveira, presidente da AAUMinho, trata-se de um desporto emergente que também representa um entretenimento com audiências de milhões de pessoas. “É uma área com muito potencial, com cada vez mais eventos anuais em Portugal, com milhares de visitantes e comunidades de milhões de pessoas. Na própria Universidade do Minho, são cada vez mais frequentes os grupos de estudantes que se envolvem e têm interesse neste desporto. Faz todo o sentido para a AAUMinho apostar na realização deste tipo de eventos e oportunidades, sendo uma intenção que transita do início do mandato mas cuja importância se tornou ainda mais evidente com a situação pandémica que vivemos”, afirmou o representante dos estudantes.

Já Carlos Videira, diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, espera que esta seja mais uma parceria de sucesso com a AAUMinho. “Os eSports estão em franca expansão a nível nacional e internacional, com um número cada vez maior de atletas, clubes e pessoas que assistem a conteúdos de videojogos. Esta iniciativa coloca a UMinho na linha da frente da sua implementação ao nível das Instituições de Ensino Superior. A nossa missão passa por promover um cruzamento entre os desportos tradicionais e os desportos eletrónicos, porque esse equilíbrio é importante e saudável nos tempos que vivemos. Numa perspetiva simbólica foi por isso que decidimos atribuir alguns dos nossos serviços como prémios para os vencedores desta competição”, concluiu.

Em função do número de inscrições, a organização fará uma seleção de jogos a transmitir nas redes sociais Facebook e Twitch da AAUMinho e da UMinho Sports. O vencedor do torneio receberá um passe mensal de acesso às instalações desportivas do DDC SASUM, com validade até ao final do ano letivo de 2020/2021. O segundo classificado e o terceiro classificado do torneio receberão um voucher de 10 dias de acesso às instalações desportivas do DDC SASUM, com a mesma validade. No caso de os contemplados já serem utentes do DDC SASUM, será creditado o valor correspondente ao prémio nas suas contas pessoais.

As inscrições estão oficialmente abertas e o regulamento pode ser igualmente consultado no sítio oficial da AAUMinho e dos SASUM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *