EPATV promove investigação internacional sobre Ensino Profissional, através de projeto Erasmus+
As Escolas Parceiras do projeto ERASMUS + ”SCHOOLS 4.0 Innovation in VET”- Køge Business College- Denmark ; DIAVIMA- Greece; EFVT- EP Amar Terra Verde, EP Raul Dória, EP de Ourém da Insignare e EP Rio Maior, reuniram-se via SKYPE.
O 4º encontro deste projeto deveria ter ocorrido, em Kefalonia (Grécia), no entanto, por questões de contingência relacionadas com o vírus Covid-19, não foi possível realizar-se, tendo as escolas encontrado na videoconferência, uma forma de continuidade do projeto, que face aos resultados expectáveis, representa o iniciar do trabalho de investigação científica no Ensino Profissional.
Os parceiros tiveram a oportunidade de partilhar o ponto de situação das suas práticas pedagógicas inovadoras que darão origem a um Intelectual Output (IO): Referencial de Inovação Pedagógica do Ensino Profissional para o século XXI. Este (IO) constituir-se-á num EBOOK, onde estarão reunidas diversas narrativas, experiências e testemunhos pessoais sobre caminhos, práticas e projetos de inovação em desenvolvimento nas escolas de EFP ao nível europeu.
Este EBOOK terá um enquadramento científico da responsabilidade dos consultores deste projeto- Professores Joaquim Azevedo e Luísa Orvalho enquanto elementos do CEDH – Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano, unidade da Universidade Católica Portuguesa, integrada na Faculdade de Educação e Educação e Psicologia.
Neste enquadramento, será feita uma reflexão à revolução tecnológica que assistimos diariamente e os seus impactos na sociedade, mais particularmente, nos seus estilos de vida, no emprego e claro no ensino.
Tendo em conta o período que vivemos provocado pela pandemia do COVID 19, os parceiros entenderam que seria interessante acrescentar um ponto de discussão ao EBOOK, onde se destacariam os principais desafios que as escolas se debateram neste momento, delineando um novo roteiro para inovação e mudança.