AtualidadeMinho

Braga capital do Eixo Atlântico prossegue em 2021

A crise pandémica provocada pela Covid-19, e consequente necessidade de confinamento, provocou inúmeras limitações e cancelamentos na programação prevista para a Braga – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020. Por isso mesmo, foi deliberado o adiamento do seu plano de acção para o próximo ano.

A Vereadora da Cultura, Lídia Dias, reforçou a ideia de que o Município de Braga não poderia desperdiçar esta oportunidade de ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico “conformando-se com as circunstâncias actuais e com o cancelamento da quase totalidade do seu programa”.

“O acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico é estratégico para o envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural”, acrescentou.

Recorde-se que a programação iniciou no dia 8 de Fevereiro, com uma sessão de abertura e concerto realizado no Forum Braga, tendo-se ainda registado a realização da Semana Cultural Convergências e de uma exposição de instrumentos musicais do noroeste peninsular, iniciativas realizadas em parceria com os Canto d’Aqui. A partir de 14 de Março, devido ao confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, todas as iniciativas foram canceladas.

A programação será retomada em Janeiro de 2021, seguindo a calendarização prevista para este ano. Além da adaptação de alguns eventos realizados anualmente à participação de projectos culturais do território do Eixo Atlântico, está previsto um conjunto de iniciativas inéditas como um festival de jazz, o seminário “A Cultura no Eixo”, um festival de cultura urbana, um programa de visitas aos caminhos romanos do Eixo Atlântico, além do Noroeste – festival de música contemporânea de raiz, entre outros.

O Município de Braga tem ainda como propósito criar um legado permanente desta ‘capitalidade’ através da criação de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *