AMARESDestaque

Amares registou um aumento de 9,3% na recolha seletiva

Em 2019, foram recolhidas no Município de Amares, 837 toneladas de resíduos recicláveis, mais 27 toneladas do que em 2018. Os números refletem um aumento de 9,3% na recolha seletiva que significa uma poupança de cerca de 22.400 euros. Os números foram recebidos com muita satisfação por parte da Autarquia que continua empenhada em aumentar as taxas de reciclagem no concelho, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável, melhoria e valorização do ambiente.

“Vemos com muito agrado o aumento das taxas de reciclagem no concelho de Amares. Estes números revelam o mérito dos amarenses que têm demonstrado um comportamento cada vez mais atento às questões ambientais. Vamos continuar este caminho para atingir metas ainda mais ambiciosas”, referiu Manuel Moreira, Presidente do Município de Amares.

O Município de Amares quer contribuir para que o concelho seja um exemplo de boas práticas no que diz respeito às questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e, por esse motivo, tem levado a cabo nos últimos anos uma política estratégica concertada com o intuito de sensibilizar a população amarense para a importância da sustentabilidade ambiental e preservação do ecossistema e direcionada para o aumento das taxas de reciclagem, a par de outros comportamentos mais amigos do ambiente.

Manuel Moreira destacou, ainda, algumas das medidas levadas a cabo pela Autarquia. “Para além de um enorme investimento na cobertura do saneamento que vai dar resposta a mais cerca de 1400 agregados familiares, temos trabalhado na captação de outras verbas disponíveis nos quadros de financiamento europeus e nacionais, para concretizarmos ações que definimos como estratégicas em áreas que representam o futuro das regiões mais inteligentes, nomeadamente ao nível do ambiente. Queremos estar na linha da frente e que o nosso concelho contribua também para os objetivos Europeus e nacionais a este nível. Criámos um centro de educação ambiental e vamos inaugurar brevemente um ecocanil com caraterísticas inovadoras. São tudo passos de um caminho que se vai fazendo”, concluiu.

Para o Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, este é um indicador que “confirma a aceitação” que a população demonstrou durante as inúmeras iniciativas de sensibilização direcionadas para a população e para a comunidade escolar no âmbito da agenda ambiental. Por outro lado, “este esforço de uma parte dos amarenses permitiram que a tarifa do lixo não tivesse sofrido qualquer aumento. Ao reciclar a população está a poupar e com esse esforço de cada um certamente continuaremos a ser dos concelhos com as tarifas mais reduzidas da CIM Cávado e da região Norte”.

O Município de Amares e a Braval agradecem a todos os amarenses que têm contribuído para estes resultados, estando certos de que continuarão a valorizar a separação de resíduos, contribuindo para a preservação ambiental do nosso planeta e poupando nas tarifas de resíduos pagas pelo município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *