DestaqueTERRAS DE BOURO

Turma de Terras de Bouro foi uma das vencedoras das Olimpíadas no ano letivo 2019/2020

A turma 4ºD da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro foi uma das vencedoras do Concurso Intermunicipal 2019/2020 “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, promovido no âmbito do projeto intermunicipal Plataforma + Cidadania.

As turmas do 3.º e 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dos seis municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), num total de 132 turmas e 1065 alunos, participaram neste concurso que decorreu online, entre os dias 03 de fevereiro e 28 de maio.

As questões disseram respeito aos conteúdos da plataforma, no que concerne aos temas que compõem a Educação para a Cidadania, o Currículo Local e os desafios “As Maravilhas dos meu País”, “Europa – Factos Curiosos” e “Património Mundial em Portugal”.

A missão deste projeto é, recorrendo às tecnologias digitais, promover o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças mobilizando a rede social e comunitária para a construção de uma sociedade mais solidária, mais responsável e interdependente.

Além disso, tem também como finalidades: estabelecer as condições favoráveis à realização de atividades de participação e cidadania envolvendo os diversos atores da comunidade numa rede capaz de promover e desenvolver conhecimentos, competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade local e nacional e formar indivíduos responsáveis, autónomos, empreendedores e solidários, conscientes da diversidade de problemas e desafios que se manifestam nas dimensões económica, geracional, social, cultural e territorial.

O projeto “Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria com os Municípios da NUT III Cávado e cofinanciado pelo POR Norte 2020, com o apoio do Fundo Social Europeu, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *