AtualidadeMinho

Festa de São João de Braga reinventa-se na Internet devido à pandemia

O São João de Braga, a festa sanjoanina mais antiga de Portugal (1150), arranca dia 15 de junho e neste ano de pandemia reinventa-se e transmite a maioria das iniciativas pela Internet, avançou hoje fonte oficial.

“Fique em casa” é o slogan deste ano das festas de São João de Braga e essa é a “principal diferença” em relação às edições anteriores das festas sanjoaninas, porque o São João de Braga é por tradição uma “festa popular, uma festa de rua, uma festa de encontro de pessoas” que dura quase 15 dias.

“Pela primeira vez, em mais de 800 anos de história, não queremos que a comunidade venha à rua, preferimos que fique em casa e que viva o São João dentro de portas. Queremos que todos os bracarenses partilhem com os mais próximos a folia da maior festa popular de Portugal e que nos mostrem com que cores vive o São João”, lê-se no dossiê de imprensa entregue hoje aos jornalistas.

Apesar de a maioria das iniciativas, desde as novenas a São João Batista, aos cantares e cortejos com gigantones e cabeçudos, ficarem “assentes no digital”, através dos canais digitais YouTube, Twitter, Facebook e Instagram, o autarca refere que para o dia 23 de junho está agendado um “concerto solidário” da banda portuguesa Amor Electro, no Grande Auditório do Altice Forum Braga.

É a iniciativa que deverá “congregar mais pessoas”.

Este ano, a festa arranca pelas 10h00 do dia 15 de junho com a novena a São João Baptista e, às 22:00, é exibido o vídeo “Faça-se luz”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *