Vereador do PS na Câmara de Amares preocupado com taxa de desemprego no concelho
O Vereador do PS na Câmara de Amares, Pedro Costa, está preocupado com o recente aumento, “mais de 40%”, da taxa de desemprego no concelho que “foi a que mais subiu no distrito de Braga, com mais 204 desempregados em dois meses”.
Pedro Costa reconhece que “a pandemia tem afetado a economia, mas as regiões onde o tecido económico é mais frágil sofrem mais”.
Para o Vereador “há inúmeras pequenas e médias empresas em Amares a precisar de ser salvas e há também diversas microempresas que já não reabrem portas após a pandemia”, acrescentando que “a Câmara precisa de fazer mais”.
Propondo um pacote de medidas, como isenção de taxas municipais, apoio técnico a candidaturas e gestão, entre outras, o vereador saúda a decisão do presidente do executivo em reunir com todos “para desenvolver algumas das propostas de que falamos”.
Encerramento das escolas é a justificação
O Presidente da Câmara de Amares justificou este aumento com o encerramento das escolas. “Mais de 100 mulheres ficaram sem emprego pelo fecho das cantinas, pela não necessidade de apoio aos transportes e pelo encerramento dos prolongamentos”.
O autarca junta, ainda, a questão da restauração, ainda que os valores sejam pouco significativos.
Manuel Moreira está convencido que com o retomar da atividade normal nas escolas, a situação vai melhorar esperando que a taxa desça.