DestaqueTERRAS DE BOURO

Montanhistas resgatados da Serra do Gerês em condições adversas

Dois jovens montanhistas foram resgatados esta sexta-feira do alto da Serra do Gerês, em condições climatéricas muito adversas, tendo sido encontrados em tempo recorde.

Segundo o comandante das operações de socorro, Hernâni Carvalho, responsável máximo dos Bombeiros Voluntários de Salto, “fomos alertados pouco depois do meio dia que, entre as Minas dos Carris e o Pico da Nevosa, duas pessoas estariam por ali desorientadas, surpreendidas por um nevoeiro súbito”.

Segundo o responsável, “ambas ficaram privadas do equipamento de GPS, nós lançamos de imediato uma operação de busca e resgate, com duas equipas terrestres, atuando com condições meteorológicas adversas”.

Falando ao ‘Terras do Homem’, já no final das operações, o comandante Hernâni Carvalho explicou que “apesar dessas e de outras dificuldades, como o terreno muito complexo, os nossos operacionais progrediram muito rapidamente no terreno e conseguiram em tempo recorde localizar as vítimas e retirá-las em segurança, superando todas as expectativas”.

Nas operações estiveram os Bombeiros Voluntários de Salto, os Bombeiros Voluntários de Montalegre, a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional, de Braga e de Vila Real, bem como elementos do Posto Territorial da GNR de Montalegre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *