DestaqueMinho

Salão Egípcio recuperado será novo cartão-de-visita da cidade de Braga

Após décadas de incerteza, o histórico Salão Egípcio está a ganhar nova vida.

O salão, que apresenta pinturas com motivos egípcios da autoria do pintor Bracarense Lúcio Fânzeres, está a ser recuperado e ficará integrado numa nova unidade de alojamento local que irá nascer neste imóvel situado na Rua do Souto, em Braga.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este é um projecto de recuperação de excelência que “será, certamente, merecedor de reconhecimento ao nível da reabilitação urbana”.

“É com muita satisfação que vemos o Salão Egípcio completamente recuperado e integrado num projecto que tem este cunho de salvaguarda do património e de toda a sua dimensão estética e funcional”, referiu o autarca durante uma visita realizada à obra.

Ricardo Rio lembrou que o Salão Egípcio estava num estado de degradação avançado, situação que causou muita apreensão por parte de toda a sociedade bracarense.

“Em 2014, quase uma década após o pedido de classificação apresentado por uma associação bracarense de defesa do Património, a Câmara Municipal assumiu a classificação do Salão Egípcio e, desta forma, assegurou a integridade deste edifício reconhecido como expressão da originalidade da arquitectura de interiores na Cidade de Braga”, assinalou o edil.

A unidade de alojamento, que deverá ficar concluída no prazo de um ano, é constituída por nove quartos situados nos pisos superiores, assim como uma área para a realização de pequenos eventos. O rés-do-chão do edifício setecentista terá uma vertente comercial.

O projecto promovido por um privado salvaguarda os elementos de valor decorativo e histórico, com especial atenção para o Salão Egípcio e para uma outra sala decorada com uma pintura originária que remonta à época romântica.

Miguel Bandeira, vereador da Regeneração Urbana e do Património, recorda que o Salão Egípcio “é um dos últimos testemunhos sobreviventes no país do Orientalismo revivalista que teve uma particular expressão nas artes decorativas da primeira metade do Século XX em Portugal. O vereador enaltece ainda o cuidado que o promotor teve no projecto de reabilitação do edifício ao preservar a arquitectura do edifício e todos os seus elementos decorativos que “será uma mais-valia para a Cidade e um exemplo a seguir em outras intervenções”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *