UMinho promove cursos de línguas em regime e-learning
O BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho promove no mês de julho uma oferta de formação em línguas estrangeiras em regime online. O plano inclui idiomas como Alemão, Francês, Inglês e Português Língua Estrangeira. As inscrições estão abertas.
O conceito atual dos cursos de línguas foi temporariamente adiado devido à situação de pandemia e o BabeliUM viu uma oportunidade para promover formação online.
Pretende-se, assim, proporcionar a continuidade do ensino das línguas em ensino remoto e munir os participantes de mais competências linguísticas, dando a conhecer aspetos das várias culturas.
Os cursos são lecionados por falantes nativos dos idiomas disponibilizados, com formação e experiência de docência, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e sustentada.
No âmbito do consórcio de universidades nacionais (Nova de Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra e Minho) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, tem também abertas as inscrições para o Curso de Verão Online de Língua e Cultura Portuguesas, que se realiza de 06 a 31 de julho.
A formação de 72 horas (32 de atividades síncronas e 40 de trabalho assíncrono autónomo) é complementada por atividades culturais como visitas de estudo virtuais ou lives de temática variada.
O curso oferecido pelo BabeliUM corresponde ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e visa dotar os participantes de competências linguístico-comunicacionais, ao mesmo tempo que lhes dá a conhecer aspetos da(s) cultura(s) de língua portuguesa.
Para obter mais informações e proceder à inscrição, sugere-se o contacto com o BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da UMinho, no campus de Gualtar (Braga), os telefones 253604171 e 253601662, o email babelium@ilch.uminho.pt ou o site www.babelium.ilch.uminho.pt.
A UMinho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral.
O ILCH desenvolve desde 1987 programas cada vez mais diversificados e aprendizagens em diversos formatos.
O BabeliUM nasceu a 26 de setembro de 2009, no Dia Europeu das Línguas. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, presta serviços de tradução, interpretação, legendagem e revisão de textos, não só a nível académico como para a comunidade em geral.