Testado com sucesso Sistema Autónomo Hidrográfico

A Marinha Portuguesa testou esta semana o mais recente Sistema Autónomo Hidrográfico desenvolvido pela Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados (CEOV) realizando provas técnicas de performance e resiliência, ao efetuar um trânsito pré-programado entre a Base Naval de Lisboa e a Estação Hidrográfica da Azinheira, no Seixal.

O sistema realizou com sucesso o trânsito de forma totalmente autónoma, tendo sido acompanhado por embarcações de apoio.

A Marinha continua assim a apostar na inovação, através do desenvolvimento de projetos de prototipagem rápida, para testes e experimentação operacional de novos conceitos de emprego bem como requisitos técnicos e operacionais deste novo tipo de plataformas, que vêm contribuir para missões mais seguras, eficientes e menos dispendiosas.

O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico X-2601 é um catamaran equipado com um feixe simples e sonar lateral, à semelhança dos navios hidrográficos. A sua elevada autonomia, atualmente cifra-se em 20 horas, é garantida através de um gerador elétrico. ​

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *