NACIONAL

Portugal alcança, em maio, valor histórico em investimento direto estrangeiro

O mês de Maio conseguiu assumir-se como um dos melhores meses de sempre em termos de investimento imobiliário no âmbitos dos Vistos Gold, apesar do estado de calamidade e das respetivas restrições à mobilidade (nacionais e internacionais), revela o relatório mensal de junho da consultora imovendo.

A sustentar esta subida estiveram os investidores chineses e brasileiros (e em menor grau, norte-americanos, indianos e turcos) que, ao investir no imobiliário nacional procuram assegurar a aquisição de ativos seguros, que lhes garantam uma elevada proteção face a desvalorizações cambiais nos seus países de origem (como é susceptível de ser observado no caso do Real brasileiro) e que lhes permitam abrir uma janela de oportunidade, caso haja a necessidade de ter acesso a um espaço económico, político e sanitário seguro, como é o europeu, num contexto global.

O facto de os preços no imobiliário não terem sofrido quaisquer oscilações significativas (muito por via da tranquilidade que as moratórias bancárias e os lay-off vieram assegurar) e o facto de as novas angariações continuarem a níveis estáveis (ao contrário do que aconteceu em grande parte dos mercados europeus e norte-americanos) contribuiu, também, de forma inequívoca, para que investidores nacionais e internacionais tenham decidido apostar em Portugal.

“Os números destacam-se não tanto pela sua dimensão, mas pelo ato de curto-circuitarem uma tendência de um certo aparente esgostamento que este veículo de investimento evidenciava ao lonfgo dos últimos dois anos. A dúvida hoje é procurar antecipar se o dinamismo a que se assistiu em maio é para manter. Os dados dizem-nos que não!”, antecipa Manuel Braga, CEO da imovendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *