AtualidadeMinho

Deputados do PSD contestam “degradação do serviço de urgência do Hospital de Braga”

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga tomaram conhecimento de que o serviço noturno de ultrassonografia do Hospital de Braga se encontra inoperacional, pelo que “nem sempre os utentes reúnem os requisitos para efetuar uma TAC”.

Numa pergunta à ministra da Saúde, os deputados sublinham que “a ausência do serviço noturno de ultrassonografia é de extrema gravidade e mesmo perigosa do ponto de vista da proteção da saúde, já que a supressão do mesmo diminui a qualidade e rapidez da resposta a um número elevado de utentes, agravado pelo facto dos hospitais privados também não disporem daquele serviço noturno e de fim de semana”.

Para o PSD, esta situação é tanto mais grave já que “são inúmeras as pessoas, que em situação de pandemia, têm receios acrescidos em se dirigirem ao hospital, nomeadamente ao serviço de urgências, aumentando, assim, ainda mais as suas fragilidades”.

Os deputados sustentam que “as ecografias são inócuas nas doses utilizadas em diagnóstico, de grande acessibilidade, com grande valor na relação custo/benefício, sem desconforto ou efeito nocivo para o paciente e permite detetar lesões focais ou difusas em órgãos como o fígado, pâncreas, baço, rins, próstata, mama e tiroide, entre outras”.

Consideram, por isso, “inadmissível que o Hospital de Braga não possua o referido serviço noturno, menos de um ano depois da passagem do Hospital de Braga para o modelo EPE”.

“A aparente degradação da qualidade do serviço nesta sua nova gestão, contrasta com a qualidade dos serviços prestados às populações minhotas enquanto a gestão assentava numa parceria público-privada, que foram sempre de excelência e reconhecidos nos rankings da saúde. Acresce que é duvidoso que a mudança de gestão tenha proporcionado ganhos para o erário público”, referem.

O Hospital de Braga é um hospital de central e de referência na região, que serve uma população superior a 1,2 milhões de habitantes e recebe doentes dos hospitais de Viana do Castelo, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *