Vilaverdense Mariana Machado integra programa da Federação Internacional de Automobilismo

A jovem piloto do Programa Skywalker Young Guns, Mariana Machado, foi escolhida para integrar o programa da FIA – The Girls on Track Rising Star que vai decorrer ainda este ano sob a alçada da FIA Women in Motorsport Commission.

Em representação de Portugal, a jovem vilaverdense consegue assim uma oportunidade de sonho de poder continuar a desenvolver o seu percurso, acrescentando mais páginas em seu nome na história do Desporto Automóvel Português.

Este projeto visa selecionar por todo o mundo um leque de pilotos femininas com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, que serão avaliadas e testadas de forma a encontrar a melhor que garantirá em 2021 uma época inteira no Campeonato FIA de Fórmula 4, integrada na Ferrari Driver Academy, uma estrutura sob alçada da equipa de Formula 1 – Scuderia Ferrari.

Contando, igualmente, com o apoio de marcas e estruturas muito relevantes do Desporto Automóvel a nível internacional como a Pirelli, o Circuito de Paul Ricard, a Winfield Racing School ou a Praga, o Programa é mais uma aposta da FIA para transformar o Desporto e ajudar a consolidar o lugar das mulheres neste meio.

No total foram selecionadas 20 pilotos de 16 países que participarão em quatro etapas: um ‘Shoot Out’ para conhecer todas as pilotos, dois ‘Training Camps’: um de Karting e outro de Formula 4, e por fim o último ‘Training Camp’ com a Ferrari Driver Academy apenas com as quatro melhores pilotos apuradas. Após estas quatro fases será escolhida a piloto que fará a época de 2021 de F4.

Mariana Machado acredita estar à altura do desafio: “É um orgulho estar entre as selecionadas do programa, demonstra que o percurso que tenho vindo a fazer até agora tem valido a pena. Espero estar à altura das exigências dando o meu melhor e se possível garantir aquele lugar tão desejado. Não será tarefa fácil, mas vou trabalhar para esse objetivo e, com isso, poder continuar a inspirar as próximas gerações de raparigas a participar na modalidade. Felizmente vemos cada vez mais raparigas a praticar karting e é um orgulho enorme poder fazer parte desta história! Finalmente queria agradecer mais uma vez o apoio da Skywalker Racing Management, e a confiança do Tiago Monteiro em mim, e à Engimov pelo apoio que me dão”, disse a piloto portuguesa que foi a primeira menina a vencer um Campeonato de Portugal de Karting.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *