AtualidadeMinho

Joaquim Barreto vence eleições para a Federação Distrital de Braga do PS

Joaquim Barreto ganhou as eleições para a Federação Distrital de Braga do PS. Num ato eleitoral envolto em alguma polémica com algumas concelhias a quererem mudar as seções de voto e não ter possível, o Deputado socialista que foi reconduzido no cargo venceu com 2200 votos contra 1669 do vimaranense Ricardo Costa.

Joaquim Barreto ganhou nas concelhias de Gerês, Vieira do Minho, Esposende, Fafe, Vizela, Cabeceiras e Celorico de Bastos, Póvoa de Lanhoso e Braga. Já Ricardo Costa venceu em Guimarães com uma margem de 206 votos, Barcelos, Famalicão, Vila Verde e Terras de Bouro.
Em Amares registou-se um empate.

Dos 7614 militantes do PS inscritos, votaram 4666.

No entanto, Horácio Barra, do PS Barcelos, já fez saber que vai impugnar a comunicação da CP distrital sobre a ‘proibição’ da mudança de local das mesas de voto e apresentou recurso para a Comissão Nacional de Jurisdição.

“Não havia condições sanitárias para realizar o ato eleitoral na sede conforme decisão da autoridade de saúde local. Todos os militantes poderão assim votar com total segurança no pavilhão municipal. Finalmente qualquer jurista sabe que normas imperativas de ordem pública emanadas do governo e da DGS se sobrepõem a outras leis ou regulamentos”, refere Barra.

O presidente da mesa da comissão política, Luís Soares, diz que “realização de assembleias eleitorais em local diferente do das convocatórias remetidas aos militantes através da Sede Nacional em tempo oportuno, constitui incumprimento e violação das deliberações dos órgãos nacionais, distritais e dos Estatutos e Regulamentos do Partido Socialista aplicáveis a estas eleições”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *