Seramil é a única freguesia de Amares que não terá fibra ótica

A Altice informou a Câmara de Amares que o concelho estará todo coberto com fibra ótica em 2021. A exceção será a freguesia de Seramil. A única detentora da rede de fibra ótica em Portugal justifica a decisão com “um investimento praticamente sem retorno”.

A questão surgiu depois de queixas de alunos que não conseguiam, em algumas freguesias do concelho, ter acesso em condições à internet o que inviabilizava o acompanhamento das matérias ou a realização de exercícios. O Vereador do PS, Pedro Costa, apontou “as desigualdades que uma situação como esta traz a estes alunos”.

O vereador deu, ainda, conta de uma resposta dada pela Altice “a uma jornalista” onde dizia que “não estava planeado mais nenhum investimento no concelho”. Ora, o presidente da Câmara questionou a empresa sobre esta matéria.

Na resposta, a Altice refere que as freguesias de Bouro Santa Marta, Bouro Santa Maria e Seramil não têm qualquer cabo de fibra ótica e Goães tem 9%. Com exceção de Seramil, a Altice confirmou à autarquia que em 2021 as outras três freguesias teriam uma cobertura de fibra ótica de 95%.

As freguesias de Barreiros, Besteiros, Bico, Caires Carrazedo, Ferreiros, Lago e Rendufe tem uma cobertura de 100%. Já Amares, Caldelas, Dornelas, Figueiredo, Fiscal, Paranhos, Paredes Secas, Portela, Prozelo, Sequeiros e Torre a cobertura é de 95% e assim se manterá, bem como em Vilela onde a fibra otica abrange 92% da freguesia e assim ficará.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *