CLDS 4Geira dinamiza atividades de verão para jovens de Terras de Bouro

Jovens do concelho de Terras de Bouro usufruíram pela primeira vez de um programa de desenvolvimento de competências sociais e relacionais, levado a cabo pelo Projeto CLDS 4GEIRA, sob a coordenação da ATAHCA.

Com o objetivo de promover ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promover estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade local, foi dinamizado um programa de atividades. ‘Verão na Geira – Férias em Ação!’ que decorreu ao longo de sete dias e contou com a participação de 10 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos.

Entre as atividades que mais deliciaram os jovens contam-se iniciativas de contacto próximo com a natureza e com o património histórico e ambiental do território de Terras de Bouro, visita ao Núcleo Museológico do Campo do Gerês, cruzeiro Ambiental da Albufeira da Caniçada, desafio de Arvorismo, “À descoberta da Geira Romana” (Caminhada na Mata da Albergaria), iniciativas de desenvolvimento do espírito de equipa em atividades como o Team Building, Defesa Pessoal (kickboxing) e o “Ser Bombeiro por um Dia” e ainda o desenvolvimento pessoal, Roteiro da Educação para o Desenvolvimento Local (uma parceria com a ANIMAR), entre outros momentos que espicaçaram o espírito criativo dos jovens, ‘Cientista por um Dia’ e Dia da Expressão Artística.

Tratou-se de uma iniciativa inovadora que proporcionou a alguns jovens do concelho, o convívio com os seus pares “há muito ansiado, fruto dos constrangimentos impostos pela situação excecional em que vivemos”, refere a CLSD 4 Geira em comunicado.

Na concretização destas atividades foi imprescindível o apoio prestado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro nos transportes e acesso gratuito à embarcação Rio Caldo e Museus, assim como o patrocínio de alguns almoços/lanches proporcionado por diversas empresas locais: Águas do Fastio, Urbanus Cibercafé, Padaria Lourdes, Cais Novo, Snack-bar e Pizzaria Vai Vai Gerês e Supermercado Doce Gerês.

O programa encerrou com um pequeno convívio na sede do Projeto CLDS 4GEIRA e contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Ana Genoveva Araújo, que parabenizou a equipa técnica pela iniciativa.

Esta atividade representa, entre muitas outras iniciativas, mais uma ação integrada no Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da Pobreza Infantil do CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de atividades no concelho de Terras de Bouro, sob a coordenação da ATAHCA e co-financiada pelo fundo Social Europeu, no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e Instituto da Segurança Social.

Partilhar esta notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *