DestaqueTERRAS DE BOURO

Centro Interpretativo do Garrano em Terras de Bouro vai ser requalificado

O Centro Interpretativo do Garrano vai ser requalificado e as suas funções alargadas. O projeto já foi submetido a uma candidatura à ‘Estratégia de Eficiência Coletiva – Provere Minho Inovação’ e está dotado em 243 mil euros.

Segundo uma fonte revelou ao ‘Terras do Homem’, para além da requalificação do edificado e do espaço situado na freguesia de Covide, é intenção da autarquia dar-lhe novas valências. Assim, junta-se ao garrano a promoção do cabrito, a criação de espaços expositivos e de um local para a instalação de meios digitais que irão contar a história do garrano e a da sua envolvente.

“Foi um esforço que fizemos e que agora foi recompensado”, revela o presidente da Câmara ao ‘Terras do Homem’. Manuel Tibo lembra que “este era um local que estava a precisar de ser revitalizado e esta candidatura vai permitir dar um novo fôlego àquele espaço”.

O centro interpretativo do Garrano abriu portas em junho de 2007, na freguesia de Covide, em Terras de Bouro.

Do complexo constam várias dependências e valências, a saber edifício administrativo com áreas de recepção e administração, sala de reuniões, bar, salas de formação, cave e sanitários; cavalariças compostas por onze boxes, sendo uma destinada a maternidade, duas garagens para charretes, sala de arreios, salas de duches para cavalos, balneários para desportistas, armazém de alimentos e casa do tratador, equivalente a T1 devidamente equipado; picadeiro composto com áreas de trabalho de cavalos, área destinada ao público, sanitário e área de arrecadação; paddock composto por área de trabalho de cavalos e bancada.

Umas áreas serão, agora, requalificadas, outras irão ser reconvertidas e outras, ainda, criadas de raiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *