DestaqueVILA VERDE

Entrevista: “Ano letivo está a ser minuciosamente preparado pelas Direções dos Agrupamentos de Escolas e da Escola Secundária, em estreita articulação com a Autarquia”

Júlia Fernandes, Vereadora da Educação de Vila Verde analisa o início do ano letivo com os constrangimentos inerentes à atual situação pandémica.

Que indicações têm as escolas e as autarquias referentes ao novo ano letivo?
As Direções das Escolas receberam os dois documentos abaixo indicados:
Orientações Ano letivo 2020/2021
Neste documento a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, DGEsTE em articulação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), estabelecem as orientações para a reorganização do funcionamento de cada estabelecimento de educação e ensino (incluindo a extensão dos horários, por exemplo, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio às Famílias e da Componente de Apoio à Família), no ano letivo 2020/2021;

Orientações para a organização do ano letivo 2020/2021
Neste documento da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, DGEsTE, são emanadas um conjunto de orientações e medidas excecionais para apoiar a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança, salvaguardando o direito de todos à educação, no ano letivo de 2020/2021.

Estas medidas aplicam-se à educação pré-escolar e às ofertas educativas e formativas dos ensinos básico e secundário, ministradas em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo de nível não superior, incluindo escolas profissionais, públicas e privadas, bem como aos estabelecimentos das instituições do setor social e solidário que integram a rede nacional da educação pré-escolar.

Como está a ser preparado?
O ano letivo está a ser minuciosamente preparado pelas Direções dos Agrupamentos de Escolas e da Escola Secundária, em estreita articulação com a Autarquia, dentro daquilo que são as orientações atrás referidas e as especificidades de cada território educativo. Para cada estabelecimento de ensino está a ser definido um modelo de funcionamento dentro daqueles parâmetros, mas obviamente balizado pelos espaços físicos disponíveis e recursos existentes.

A articulação com o Município é diária, bem como com as demais entidades que interagem com o funcionamento escolar, nomeadamente as Juntas de Freguesia às quais compete, maioritariamente, o desenvolvimento das Atividades de Animação e Apoio à Família. Mais do que nunca, tudo tem de estar concertado ao limite e com uma articulação permanente.

Quais são os principais constrangimentos que acha que podem vir a existir?
Dependendo da evolução pandémica durante o ano letivo, elencamos os que nos parecem mais difíceis de resolver:
– Garantir o distanciamento de alunos em algumas turmas e em algumas escolas, considerando o nº de alunos/turma que não sofreu qualquer alteração por parte da tutela.
– Garantir o distanciamento nas escolas maiores, no quotidiano escolar, em vários espaços comuns: cantina, recreio, corredores, não obstante estarem a ser definidas estratégias para evitar a concentração.
– Constrangimentos ao nível dos transportes, pelo inevitável desdobramento de horários. Ainda ao nível dos transportes, o cumprimento das regras relativas à lotação, obrigará certamente à necessidade de colocar mais autocarros nas zonas com mais alunos, situação que acarretará maiores custos e certamente questões de logística.
– A eventual criação de mais turnos, no período de refeição, nas escolas de maior dimensão, trará também constrangimentos à forma como o processo de fornecimento de refeições está a ser implementado, obrigando a mais pessoal não docente nos refeitórios.

A nível local, haverá alguma novidade?
A nível de rede tudo se mantém, salientando-se a criação de mais duas salas de pré-escolar no AE de Vila Verde (CEVV e CEMEA) e uma sala de 1º ciclo no AE de Prado (CEP).

Os problemas com as matrículas atrasaram a preparação?
De certa forma sim, porque as matrículas fazem parte de um processo global e para o qual é definida uma calendarização pela tutela. Este problema com o Portal fez com que as matrículas não ocorressem em devido tempo, condicionando os passos posteriores. Para além disso, sabemos que a calendarização das ações seguintes não foi adiada e que, bem pelo contrário, foram antecipadas tarefas que normalmente eram realizadas mais tarde. Como é evidente quanto maior o Agrupamento maior a repercussão.

Qual o universo dos alunos em Vila Verde?
O Agrupamento de Escolas de Prado 987 alunos distribuídos da seguinte forma: Pré-escolar 161; 1º Ciclo 378; 2º Ciclo 164 e 3º Ciclo 284;

No Agrupamento de Escolas de Vila Verde temos 2250 alunos, 426 no pré-escolar; 702 no 1º ciclo, 460 no 2º ciclo e 662 no 3º ciclo.

Em Moure e Ribeira do Neiva, o número total de alunos é de 1056. No pré-escolar 260; 1º Ciclo 340; 2º Ciclo 182 e 3º Ciclo 274 alunos.

Finalmente na Escola Secundária de Vila Verde há 993 sendo 80 no Básico, 651 em CCH e 262 nos cursos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *