Amigos da Montanha de Barcelos entregam alimentos ao GASC

Os Amigos da Montanha realizaram uma atividade virtual que juntou a animação e o desporto a uma vertente solidária.

A Galo Net Fun foi uma festa on-line com desporto e convívio mas resultou, sobretudo, naquele que era o objetivo principal lançado aos participantes: a angariação de alimentos para o refeitório social do GASC.

E foram muitos os que responderam ao apelo dos Amigos da Montanha com uma extraordinária resposta, nas palavras da coordenadora do GASC, Célia Barbosa. “Ficamos extremamente sensibilizados com a quantidade de bens recebidos. Não estávamos a contar com esta quantidade”, referiu a responsável durante a entrega dos alimentos, na última semana.

O resultado das verbas angariadas converteu-se em 350 pacotes de arroz, 230 garrafas de azeite, 225 de óleo, 700 latas de atum, 132 de feijão e 144 de salsichas, uma centena de caixas de cereais e cerca de meia centena de pacotes de leite.

Os responsáveis da instituição salientaram a importância da quantidade de géneros alimentares doada principalmente nesta época em que se registou um grande aumento na procura de apoio. Por dia, são preparadas e distribuídas no GASC cerca de 100 refeições.

“Hoje o GASC está profundamente sensibilizado com aquilo que foi o resultado da iniciativa dos Amigos da Montanha e de todos aqueles que quiseram aderir a uma atividade tão especial”, referiu Célia Barbosa.

“Em nome da direção, da equipa do GASC, em nome dos utentes do GASC que virão a beneficiar destes produtos que foram adquiridos em resultado desta iniciativa muito especial, nós queremos deixar a todos um muito, muito obrigada… pela vossa generosidade e por toda a envolvência tão positiva que foi toda esta iniciativa”, acrescentou.

O Presidente Adjunto dos Amigos da Montanha, David Ferreira, recordou esta vertente social que os Amigos da Montanha desde sempre assumiram, procurando uma intervenção ativa na comunidade, numa interação entre o desporto, o lazer, o ambiente e a solidariedade, áreas que a associação desenvolve na sua atividade.

“Para nós é uma alegria conseguirmos concretizar iniciativas como esta, em que através das nossas atividades podemos responder à responsabilidade social e ligação à comunidade que nos move no dia-a-dia associativo. Ainda que desta vez tenha sido num formato diferente do habitual, por força da situação global da atualidade, não quisemos deixar de colaborar com a instituição. Agradecemos a todos os participantes que se juntaram a nós, fazendo com que fosse possível hoje estarmos aqui com um contributo para a importante missão do GASC junto de cidadãos barcelenses.”

A vice-presidente do GASC, Helena Larguesa, entregou aos Amigos da Montanha uma figura do Santo António, patrono da instituição, como lembrança desta iniciativa, fazendo chegar a todos os que contribuíram o agradecimento da instituição.

“Reparte o que tens com quem tem menos que tu!” é o lema do GASC, uma IPSS sedeada em Barcelos, ligada à Comunidade de Santo António, que atua em quatro grandes áreas: Carência Económica, Violência Doméstica, Comportamentos Aditivos e Dependências e Sem-Abrigos.

A par de outros serviços, no âmbito da carência económica, o GASC dispõe do Refeitório Social, que para além de servir refeições a pessoas em grave situação de exclusão social, disponibiliza também um serviço de lavandaria e de balneário e da Cantina Social que representa uma resposta de apoio alimentar, em que pessoas referenciadas podem vir levantar uma refeição completa confecionada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *