NACIONAL

Após pressão de Marcelo, Costa obriga DGS a revelar parecer sobre Avante

Após o “puxão de orelhas” à Direcção-Geral de Saúde (DGS) que se recusou a revelar o parecer técnico sobre a Festa do Avante!, o primeiro-ministro assegura que o documento vai ser conhecido durante o dia de hoje no habitual “briefing” diário sobre a covid-19.

As declarações de António Costa, proferidas à entrada para uma conferência do PS, contrariam assim a DGS que, no domingo, anunciou a entrega da versão final do parecer técnico sobre a realização da Festa do Avante!, durante a pandemia de covid-19, remetendo a divulgação do seu conteúdo para o PCP.

“As regras estão definidas e são comunicadas hoje no ‘briefing’ normal. Vão ser divulgadas obviamente”, disse aos jornalistas o líder do Governo.

A postura do primeiro-ministro relativamente ao parecer da DGS vem no seguimento de críticas feitas pelo Presidente da República.

“Nunca pensei que chegássemos a cinco dias sem conhecer as regras do jogo”, apontou aos jornalistas Marcelo Rebelo de Sousa.

Também Rui Rio criticou a DGS, considerando “ridículo e inaceitável” a não divulgação do parecer. “A insensata DGS está pura e simplesmente a gozar com todos nós. Em democracia, pior era impossível“, atacou o líder do PSD.

Entretanto, o PCP queixou-se do “grau de exigência” que a DGS está a solicitar para a Festa do Avante! comparativamente com outros eventos. “O parecer da DGS contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido para outras iniciativas”, constatou o partido num comunicado.

O evento dos comunistas tem gerado muitas críticas e controvérsia, nomeadamente entre comerciantes da zona envolvente à Quinta da Atalaia, na freguesia de Amora, Seixal, que costuma acolher a Festa do Avante!. Um grupo de comerciantes anunciou mesmo que vai encerrar os seus estabelecimentos por “precaução” e para “mitigar o risco” de contágio.

ZAP // Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *