DestaqueTERRAS DE BOURO

Ecotrilhos e Alqueirão são dois dos projetos de Terras de Bouro que a secretária de estado do turismo prometeu ajudar

Ecotrilhos e Praia Fluvial do Alqueirão são dois dos projetos que a secretária de estado do turismo, Rita Marques, prometeu dar uma juda disponibilizando técnicos para que os projetos possam ser candidatos a fundos comunitários.

A governante esteve em Terras de Bouro, a convite do presidente da Câmara para uma reunião de trabalho. Manuel Tibo para além das potencialidades do concelho, apresentou um conjunto de projetos “essenciais” para o concelho ter um turismo de qualidade.

“Somos um concelho com 515 anos, com um povo resiliente e onde o turismo tem um impacto enorme na vida desta gente”, começou por referir o autarca. Manuel Tibo abordou, ainda, uma série de problemas que afetam o concelho: “a antena de telecomunicações em Leonte que está há três anos para ser instalada e que muito ajudaria a melhorar o resgate e o socorro”.

A reconversão de escolas primárias e das casas florestais e a instalação de um parque de caravanismo na freguesia da Balança, e para o qual a secretária de estado mostrou recetividade, foram mais alguns dos temas abordados.

No entanto, a conversa foi dominada pela praia do Alqueirão que “não tem casas de banhos, o estacionamento é caótico e precisa de ter melhore condições para os banhistas”; a ecovia de Souto para “a qual é preciso um reforço de verba; e um ecotrilho alargado na zona de Vila da Veiga, com uma bainha de estacionamento para 500 carros, pista para bicicletas e o barco como transporte público para levar as pessoas até à praia”.

Rita Marques

A secretária de Estado falou do programa ‘Valorizar’ que terá uma segunda edição em breve e onde se encaixam todos estes projetos que “precisam, no entanto, serem redimensionados ao valor base e à matriz para a qual estão direcionados”. Para isso, a governante disponibilizou os técnicos do Turismo de Portugal: “queremos ajudar a encontrar projetos que possam à partida ser aprovados e terem financiamento”.

De fora fica a ideia de Manuel Tibo de criar um teleférico de 1,7 quilómetros entre o miradouro da Pedra Bela e o Gerês que Rita Marques disse “não encontrar cabimento orçamental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *