NACIONAL

Pandemia inverte modelo de negócio online e passou a dominar o offline

A pandemia Covid-19 e o Estado de Emergência em Portugal vieram alterar modelos de negócio do lado das empresas e padrões de consumo do lado das famílias em Portugal.

A pressmedia decidiu apurar o impacto desta crise em Portugal, nomeadamente nas plataformas de ecommerce ligadas a 3 grandes categorias: Marketplace e comparação de preços com o Kuanto Kusta, Contratação de Profissionais Liberais com a Fixando e a Venda de Gadgets e Indispensáveis com o Insania.

Durante o confinamento, as três plataformas viram as suas vendas disparar de forma abrupta e concluíram que a predisposição para compras online veio para ficar.

Consultados os 3 players percebe-se o nascimento de um novo paradigma de gestão dos negócios online em Portugal, onde claramente o negócio online passou a ditar as regras e táticas do negócio do retalho, ou seja, a montra maior é hoje online, deixando a montra física a depender do comportamento da montra digital.

Numa fase inicial, parecia apenas uma subida passageira, devido à elevada procura de bens de primeira necessidade, como máscaras, álcool-gel e luvas, que lideravam o topo das pesquisas, ma logo se revelou como um catalisador para a expansão do mercado online. Com o tempo, os produtos de higiene foram ultrapassados pelas pelas categorias de desporto, bem-estar, entretenimento, e trabalho remoto.

Observou-se também uma enorme diversidade nas faixas etárias a que cada uma se dirigia. A pouco e pouco, as três plataformas foram alcançando todas as gerações, mas destaca-se a estreia em força dos muito adolescentes e dos séniores, embora a faixa entre os 25 e 40 anos nunca tenha perdido a liderança na força de compra.

A Fixando assume mesmo que serviu de tábua de salvação para muitos profissionais liberais que ficaram sem atividade logo após o início do confinamento, recorrendo à plataforma para sobreviverem.

Impacto nas três plataformas

KUANTO KUSTA – A maior plataforma de comparação de preços e compras online em Portugal

– Nº de lojas subiu 35% com a entrada de mais 110 lojas, destacando grandes marcas como a Sephora, Mi Store e Herschel
– Faturação cresceu 120% no 1o semestre
– Nº de colaboradores aumentou 34%

INSANIA – a maior plataforma de Gadgets e Indispensáveis em Portugal

– +80 novos fornecedores
– +30% de faturação para €1M de Janeiro a Julho face a 2019

FIXANDO – maior plataforma para a Contratação de Serviços Locais em Portugal

– +19% de novos profissionais durante o período de Estado de Emergência – +148% de faturação no 1o semestre face a 2019
– +2.300% de aumento de serviços de entregas

Como se adaptaram as plataformas?

Com a consciência de que é determinante garantir que este novo posicionamento se mantenha, as plataformas investiram em novas estratégias para que nada falhe com as vendas.

As três optaram por investir nos recursos humanos, em marketing, no apoio ao cliente, na entrega dos produtos e nos métodos de pagamento, sempre focados na segurança de compra do lado do consumidor.

“Reforçamos o nosso apoio ao cliente, para melhorar o atendimento e supervisionar todas as fases da encomenda. Também nos certificamos que todos os métodos de pagamento sejam seguros, reforçando a avaliação das lojas parceiras.” – revela Paulo Pimenta, CEO do Kuanto Kusta.

“Com a Covid-19 e o disparar da procura, tivemos que reforçar a nossa equipa de apoio ao cliente e a tivemos mesmo que investir em mais categorias de produtos, como bicicletas, passadeiras e artigos de desporto, pois em determinados momentos ficávamos prejudicados pelos atrasos de fornecedores e transportadoras, devido à pandemia”, afirma Jose Veiga, CEO do Insania.

“O maior movimento que fizemos foi adaptar a Fixando a serviços remotos, realizando webinares com os nossos profissionais sobre a importância de ter uma presença online.

Já com o desconfinamento, lançamos um selo de profissional seguro, atribuído aos profissionais que seguem as regras de distanciamento social e indicações da DGS. Criamos também a Fixando Pay, facilitando os pagamentos de serviços, permitindo aos profissionais emitirem referências multibanco ou pedidos MBWay para os seus clientes através da plataforma e serem pagos instantaneamente, sem a necessidade de recorrer a transferências bancárias ou pagamentos em numerário”, explica Alice Nunes, diretora de Desenvolvimento de Negócio da Fixando.

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