DestaqueVILA VERDE

Condições asseguradas em Vila Verde para um regresso às aulas em segurança

Com o objetivo de definir procedimentos e articular estratégias para o início do ano letivo, que arranca a 17 de setembro, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, encetou um conjunto de reuniões com responsáveis de diferentes áreas, de forma a assegurar todas as condições para o regresso em segurança da atividade escolar.

Das reuniões de trabalho tomaram parte o Delegado de Saúde, José Manuel Araújo e outros profissionais de saúde, o Vereador da Proteção Civil, Patrício Araújo, Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e Escola Secundária, Diretores Pedagógicos da Academia de Música de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Do trabalho desenvolvido foi possível definir regras de funcionamento para as escolas do concelho, tendo em conta o contexto da situação pandémica que o país continua a enfrentar, esclarecendo e aprofundando, com a equipa da Saúde, todas as orientações já publicadas pela DGS.

Câmara distribui equipamentos individuais de proteção às escolas

O Município já iniciou a distribuição de equipamentos individuais às escolas e serão entregues, ao logo desta semana, tapetes pedilúvio para colocar na entrada de cada estabelecimento de ensino do 1º ciclo e pré-escolar, máscaras, batas, doseadores, pulverizadores, gel desinfetante de mãos, materiais de desinfeção de superfícies e medidores de temperatura.

Para a Vereadora da Educação, “este vai ser um trabalho de articulação permanente em que será fundamental o sentido de responsabilidade de todos, desde os alunos, professores, pais e assistentes técnicos e operacionais, ao pessoal afeto às CAF e AAAF”.

“Todos terão o dever de cumprir as medidas impostas pelas escolas de acordo com as normas da DGS, para que o período letivo, num ano tão atípico, decorra dentro das conformidades, que é o que todos ambicionamos. Por isso, estamos a distribuir equipamentos individuais nas escolas para que possamos garantir a segurança dos alunos e de toda a comunidade escolar durante todo o ano letivo”, apontou a Vereadora Júlia Fernandes.

Do ponto de vista das escolas, os Diretores assumem que “estão reunidas todas as condições para um início do ano letivo com tranquilidade e segurança”. As escolas têm os seus planos de contingência atualizados que contemplam todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos, do pessoal docente e não docente. Os horários foram feitos de modo a evitar a concentração dos alunos, com circuitos diferenciados, intervalos e horário de refeição desencontrados, entre muitas outras medidas que serão brevemente comunicadas aos alunos e suas famílias.

Neste contexto, o Delegado de Saúde, José Manuel Araújo, referiu que “devemos ter sempre em conta as normas orientadoras enviadas às escolas pela Direção Geral de Saúde e que a principal estratégia de combate à doença será sempre o sentido de comunidade e a responsabilidade social, devendo-se apelar aos pais para que não enviem os seus filhos para a escola se estes apresentarem sintomas”.

O profissional de saúde mostrou-se disponível para colaborar com as escolas, com visitas aos estabelecimentos de ensino, numa perspetiva de apoio e implementação das medidas necessárias e com auxílio técnico aos planos de contingência, promovendo de ações de formação para os profissionais que trabalham em contexto escolar.

“O trabalho de articulação entre todas as entidades será fundamental e será assegurado para que tudo esteja devidamente preparado e os pais possam sentir segurança e tranquilidade neste início de ano letivo”, reforçou a vereadora da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *