NACIONAL

Portugal assume comando da Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana

​O Brigadeiro-general Paulo Neves de Abreu, do Exército Português, assumiu o Comando da Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM RCA), sucedendo no cargo ao Brigadeiro-general Eric Peltier, do Exército Francês.

A cerimónia, que decorreu nas instalações do Campo Moana, em Bangui, foi presidida pelo Presidente da República daquele país, Faustin-Archange Touadéra, tendo contado ainda com a presença do Primeiro-Ministro da RCA, Simplice Sarandji, da Ministra da Defesa da RCA, Marie-Noëlle Koyara, da Embaixadora da União Europeia na RCA, Dr.ª Samuela Isopi, e do Diretor do “Military Planning and Conduct Capability” da União Europeia, Almirante Hervé Bléjean, entre outras entidades civis e militares.

Portugal vai comandar esta missão durante o próximo ano, com um contingente de 55 militares pertencentes aos três ramos da Forças Armadas Portuguesas.

A EUTM RCA, constituída por 251 militares de 12 países, contribui para a reforma do setor da defesa na República Centro-Africana e para a modernização, a eficácia e a responsabilização democrática das Forças Armadas Centro-africanas.

O mandato da EUTM RCA foi renovado por mais 24 meses, sendo que este 3.º mandato vigorará até setembro de 2022, demonstrando o forte compromisso da União Europeia com a República Centro-Africana.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *