DESPORTO

Darque Kayak Clube é tetra campeão nacional de Slalom em esperanças

Este fim de semana disputou-se o Campeonato Nacional de Esperanças de Slalom em Montemor-o-Velho, com a Darque Kayak Clube, de Viana do Castelo a sagrar-se tetracampeão nacional de slalom, Esperanças vencendo com 564 pontos. Em segundo ficou o Aventura Marão Clube com 564 pontos e em terceiro o Clube Náutico Barquinhense com 300 pontos.

Pelo quarto ano consecutivo o clube vianense revalida o titulo de campeão nacional por clubes nesta especialidade, onde a Darque Kayak Clube inscreveu 35 atletas dos escalões de menores, iniciados, infantis e cadetes, sendo o clube com mais atletas presente e o único com atletas a competir em todos os escalões.

Também no mesmo dia disputou a Final Nacional das Primeira Pagaiadas onde inscreveu 18 atletas e por clubes ficou em 4º lugar.

Duarte Marques e Eva Vieira conquistaram os títulos de Campeões Nacionais tendo vencido cinco competições.

Os atletas do clube sediado em Darque também conquistaram 13 títulos de vice campeão nacional e 8 medalhas de bronze, totalizando a conquista de vinte e seis medalhas nacionais num só dia. Oito medalhas na Final Nacional das 1ªAs pagaiadas e 18 no Campeonato Nacional de Slalom, Esperanças.

Destaca-se o facto de pela primeira vez em Portugal um atleta de paracanoagem esteve presente nesta competição, trata-se de Ricardo Esteves da DKC, que fez mais uma vez historia na Canoagem Portuguesa.

“Estes resultados projetam o trabalho dos atletas, técnicos e treinadores e também o esforço do projeto Centro de Mar e o apoio do Município de Viana do Castelo a todos os jovens e crianças onde proporcionou excelentes condições para a prática da modalidade, fazendo com que todos os que queiram praticar canoagem de uma forma sadia e com uma boa formação o possam fazer em condições de excecionais em Viana do Castelo”, refere o presidente da coletividade.

Por isso é que o Município de Viana do Castelo investiu nos Centros Náuticos e no projeto Centro de Mar, “para que nenhuma criança ou jovem de concelho de Viana ficasse sem ter a oportunidade de praticar as náuticas, e consequentemente a canoagem, em condições de excelência, abolindo ‘barracos’ que eram indignos para a pratica das modalidades náuticas e construindo equipamentos que rivalizam com qualquer outro um a nível mundial”.

Obstaculizar que jovens e crianças não tenham acesso a estas condições de dignidade é condenável.

Mas mais importantes que estes resultados, declarou o Presidente da DKC em entrevista à FPC TV, “apesar dos resultados ao longo dos anos não temos nenhuma obsessão por medalhas, o nosso maior objetivo é a formação dos atletas, do fair play, dos princípios, de serem felizes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *