NACIONAL

Optometrista portuguesa ganha prémio da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira

Vera Carneiro, membro da Direção da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), é uma das vencedoras do prémio Eye Health Hero 2020 da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), na categoria de Change-Makers, sendo a primeira portuguesa a vencer este prémio.

Este prémio reconhece e celebra jovens e futuros profissionais da linha de frente, voluntários e equipas de apoio do setor da saúde da visão a nível mundial.

“Os nossos Eye Health Heroes trabalham com paixão, propósito e determinação para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo. São os agentes da mudança, são inovadores e líderes emergentes de todas as áreas e experiências em saúde da visão”, afirma Bob McMullan, Presidente da IAPB.

Vara Carneiro é responsável pelos assuntos regulamentares e legislativos da APLO, estando ativamente envolvida na promoção, definição e implementação de alterações para melhorar o acesso aos cuidados para a saúde da visão em Portugal.

Foi coautora da atual proposta da APLO para regulamentar a profissão de optometrista em território nacional, oferecendo soluções para a prestação de cuidados primários para a saúde da visão. O seu trabalho na APLO pretende contribuir para mudanças estruturais no sistema de saúde, para a defesa dos direitos dos utentes a mais e melhores cuidados para a saúde da visão e para a universalização do acesso aos cuidados de saúde da visão.

Além disso, contribui ativamente para a elaboração, adaptação e tradução de várias normas e regulamentos tais como o Rastreio da Visão em Adultos, Rastreio Optométrico Infantil, as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão e é responsável e/ou contribuiu para a tradução de documentos internacionais como “Porquê Optometria?”, do Conselho Mundial de Optometria, e “as Linhas Orientadoras para o Rastreio Escolar da Visão”, da IAPB.

“A Vera Carneiro tem sido um pilar da APLO e uma das principais impulsionadoras para que seja assegurado o acesso aos cuidados para a saúde da visão para todos os portugueses, promovendo a integração da optometria nos cuidados primários para a saúde da visão. A sua experiência como optometrista pioneira na integração do Serviço Nacional de Saúde, alcançou resultados notáveis, demonstrando o valor e os benefícios da abordagem interdisciplinar à saúde da visão. E, acima de tudo, o que torna mais valiosa a sua indicação para este prémio, é a sua vontade e motivação para lutar e falar pela mudança. A sua formação em promoção do direito ao acesso aos cuidados para a saúde da visão, pelo World Council of Optometry e Brien Holden Vision Institute, e sendo atualmente estudante de doutoramento com foco em saúde visual pública, dá apoio e crédito à sua profunda vontade em garantir cuidados de saúde da visão para todos. Em nome de todos os Optometristas, expressamos o nosso enorme orgulho na colega por este reconhecimento mundial do seu valor, dando ainda mais força à causa que defende: Mais e Melhores Cuidados para a Saúde da Visão, com a qualidade e segurança que os Portugueses merecem.” declarou Raúl de Sousa, Presidente da APLO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *