NACIONAL

15% do IVA dos ginásios passa também a ser dedutível no IRS

O fisco permite que os contribuintes tenham um abatimento até 250 euros no IRS, desde que peçam fatura com o NIF em consumos como cabeleireiros, restaurantes, hotéis, oficinas e veterinários. Agora o Governo junta os ginásios.

A versão preliminar do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), a que o Dinheiro Vivo teve acesso, prevê que os contribuintes que frequentem ginásios ou serviços de fitness possam deduzir 15% da despesa em IRS.

Ao artigo 78º-F do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRS), a proposta do Governo acrescenta uma nova alínea f) para incluir novos setores de atividade.

Para além dos ginásios, as Finanças incluem o ensino desportivo e recreativo e as atividades dos clubes desportivos, permitindo que neste abatimento ao IRS também abranja os casos de crianças e jovens que praticam modalidades desportivas fora do contexto escolar.

Nestas atividades inclui-se a instrução de “futebol, andebol, ginástica, natação, artes marciais, equitação, jogos de cartas, yoga, assim como as atividades dos instrutores, professores e treinadores”, refere a classificação das atividades económicas do Instituto Nacional de Estatística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *