Psicólogos revelam truque para estabelecer contacto com gatos

Uma equipa de psicólogos determinou que cerrar os olhos e fazê-los piscar lentamente ajuda a estabelecer contacto com os gatos. Os especialistas indicam que esta ação equivale a um sorriso para os felinos.

De acordo com o site estatal russo RT, os investigadores das Universidades de Sussex e de Portsmouth, no Reino Unido, levaram a cabo dois experimentos. No primeiro, cujos resultados foram publicados, a 5 de outubro, na revista científica Scientific Reports, participaram 21 gatos e os seus donos.

A equipa mostrou aos participantes como cerrar os olhos e fazê-los piscar lentamente e, de seguida, foi-lhes pedido que aplicassem esta técnica a cerca de um metro de distância dos animais.

Os psicólogos observaram que esta ação aumentava a probabilidade de um gato responder a um humano da mesma forma, em comparação com quando não interagiam de forma alguma.

Entretanto, 24 gatos participaram no segundo experimento, no qual os donos dos felinos foram substituídos pelos investigadores. Os psicólogos determinaram que a mesma ação os ajudava a estabelecer contacto com estes animais: aumentava a possibilidade de estes responderem da mesma forma e de se aproximarem deles.

Tasmin Humphrey, uma das autoras do estudo, destacou que “compreender as formas positivas nas quais gatos e humanos interagem pode melhorar a compreensão pública dos gatos, melhorar o bem-estar felino e dizer-nos mais sobre as habilidades sociocognitivas desta espécie pouco estudada”.

“Como alguém que estudou o comportamento animal e é dona de um gato, é ótimo ser capaz de mostrar que gatos e humanos podem comunicar desta forma. É algo que muitos donos de gatos já suspeitavam, logo, é emocionante ter encontrado evidências disso”, afirma, por sua vez, a psicóloga Karen McComb, outra das autoras do artigo, citada pelo site HypeScience.

É difícil entender porque é que os gatos piscam lentamente os olhos para os humanos dessa maneira. Tem sido interpretado como um meio de sinalizar intenções benignas, uma vez que estes felinos interpretam o olhar fixo como ameaçador. Mas também é possível que tenham desenvolvido esta expressão, uma vez que os humanos respondem positivamente a ela.

ZAP //

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *