VILA VERDE

165 anos do Município de Vila Verde reconhece méritos de pessoas, instituições e empresas

Uma cerimónia à porta fechada e com convidados previamente escolhidos. Os 165 anos do concelho de Vila Verde ficam marcados por uma pandemia que ‘obriga’ a encontrar soluções alternativas para que possam chegar a mais vilaverdenses.

Transmitida, em direto, pelas redes sociais, a cerimónia iniciou-se com o hastear das bandeiras e contou com a animação do Trio de Sérgio Mirra e de Rogério Braga. E discursos com olhos postos no futuro.

O presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes, lembrou “o contexto de contenção que todos vivemos, e em respeito e solidariedade com todos aqueles que estão em situação mais delicada”.

A “consistência” do concelho foi “alcançada pela riqueza da sua história e da sua gente”, transformando Vila Verde “em terras singulares”. Carlos Arantes acrescentou que o dia do Município “é um bom momento de partilha, de reflexão do caminho percorrido e a percorrer”.

E o futuro trás “um desafio aliciante que deve mobilizar a todos. E todos devem-se assumir como responsáveis pelo futuro da nossa terra”.

António Vilela
O presidente da Câmara assinalou, “a forma inédita”, como se celebraram os 165 anos que “não os podíamos deixar de assinalar”. Uma cerimónia onde foram recordados e prestigiados “os cidadãos que situações difíceis, iguais às que atravessamos, deram muito de si para o engrandecimento da nossa terra”.

Para o autarca “só todos juntos é que vamos ser capazes de superar esta provação” elogiando o “capital humano inesgotável” das gentes do concelho que “tornam Vila Verde mais próspera e dão uma imagem positiva no exterior”.
Com poucos homenageados presentes devido às restrições inerentes da Covid-19, no entanto, todos foram enunciados representando “todos os vilaverdenses que gostariam de estar aqui e não podem”.

LISTA DE CONDECORADOS
Medalha do Concelho de Vila Verde
João Lobo
José da Mota Alves

Medalha de Mérito Municipal em Ouro
Alfredo Cunha
Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim
Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz São Mamede

Medalha de Mérito Municipal em Prata
Personalidades:
Júlio Dias
Idílio Nunes
Salvador de Sousa
Horácio Lima
Custódia Maria Pereira
Padre Manuel Cunha Rodrigues
Padre Joaquim Faria Pereira
Padre Francisco da Costa e Silva

Presidentes de Junta em funções com mais de 20 anos de autarca no poder local ininterruptamente:
Carlos Machado (UF Ribeira do Neiva)
Carlos Ferraz (UF Sande, Vilarinho, Barros e Gomide)
José Faria (Vila Verde e Barbudo)

Instituições:
Escola de Música da Vila de Prado

Grupos Folclóricos com mais de 25 anos de actividade: Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados, Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega, Grupo Folclórico da Associação Juvenil Desportiva Recreativa e Cultural de Atiães

Empresas Concelhias Premiadas: Torre de Gomariz, Restaurante Torres, Lactimercados e Cerveja Letra
Desporto: Nuno Freitas (Enduro), Diogo Correia (Automobilismo) e Paulo Mesquita (Atletismo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *