CURIOSIDADES

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental.

Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. Um PIB alto pode ser atingível ao preço de um mundo destruído pela escassez de minerais e materiais, alterações climáticas catastróficas e uma transição trémula para energia limpa, alerta um novo estudo científico.

Os investigadores concluíram que o capitalismo como o conhecemos não consegue suportar uma transição para energia limpa. Além disso, o capitalismo está a encaminhar-nos para uma escassez de minerais. Os resultados do estudo foram recentemente publicados na revista científica Energy Strategy Reviews.

De acordo com a VICE, os investigadores sugerem que fazer uma transição para veículos movidos a eletricidade apenas é viável se reduzirmos os níveis de consumo cada vez maiores nas sociedades industriais. Felizmente, um outro estudo publicado em setembro argumenta que esta transição é viável, mantendo uma boa qualidade de vida para as pessoas.

A transição para sistemas de energia renovável será essencial não apenas para combater as alterações climáticas, mas para evitar uma crise energética.

É importante fazer uma mudança para veículos elétricos o quanto antes possível. Isto porque se as nossas economias continuarem a crescer a este ritmo, será necessária uma quantidade de minerais e materiais que a Terra não conseguirá suportar.

ZAP //

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *