NACIONAL

Marinha Portuguesa vai comandar Força Naval Europeia no Corno de África

O capitão-de-mar-e-guerra Diogo Arroteia, acompanhado de uma equipa constituída por mais cinco militares da Marinha Portuguesa, irá comandar a Força Naval Europeia – Operação Atalanta, entre os meses de dezembro de 2020 e março de 2021, na área do Corno de África e Oceano Índico.

Os militares da Marinha Portuguesa vão estar embarcados a bordo do navio-chefe da força, o ESPS Reina Sofia, da Armada Española, e durante 4 meses, e serão responsáveis por comandar, controlar e coordenar toda a atividade operacional da Operação Atalanta, incluindo os navios e as aeronaves atribuídas à missão.

Os militares da Marinha encontram-se atualmente na fase de aprontamento e preparação para a missão.

A Operação Atalanta tem como objetivos principais proteger os navios do World Food Programme e toda a navegação considerada vulnerável e, ainda, prevenir ataques de pirataria e roubo no mar.

A Força terá, ainda, como missão monitorizar as atividades de pesca na costa da Somália e apoiar outras missões da União Europeia e de Organizações Internacionais sediadas na Somália, com vista a melhorar a segurança marítima na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *