No âmbito da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, decorreu, na Escola Secundária de Vila Verde, a apresentação do Plano Nacional das Artes.
Desenvolvido pelas áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes (PNA) tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida.
Pretende incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas, designadamente, trabalhando em articulação com os planos, programas e redes pré-existentes.
Júlia Fernandes, Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social explica que “a Escola Secundária de Vila Verde quando convidada a implementar este Plano Nacional das Artes, aceitou de imediato o desafio. É nesta comunhão de esforços que todos juntos conseguimos levar mais longe esta dinâmica cultural”.
A Vereadora afirma que “Vila Verde vai fazendo, ao longo do ano, uma série de eventos culturais, capazes de nos posicionar em termos nacionais e até internacionais. A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde e a Bienal na Escola são ótimos exemplos disso mesmo. Agregar a Escola Secundária de Vila Verde a este projeto tão interessante é sem dúvida uma mais valia para o ensino dos nossos alunos”.
De acordo com Paulo Pires do Vale, Comissário deste Plano, “pretende-se com este projeto, que não só as escolas, mas também as câmaras e as entidades culturais, participem juntos e colaborem no território de forma integrada”.
“Com este Plano, o nosso objetivo é que desenvolvam projetos culturais nas escolas, que integrem outras disciplinas. Cada escola irá escolher, em democracia, quais os temas que gostaria de abordar e trabalhar. E este plano não é só para aqueles que querem ser artistas ou estudam artes. É para que todos possam juntar a criação artística a outras matérias, como a matemática ou a física, por exemplo”, refere o comissário.
O Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, João Graça, afirma que “a nossa escola quer mostrar aquilo do que é capaz. Temos a vontade, o engenho e a arte para entrar neste Plano Nacional das Artes, por isso é que aceitamos de imediato integrar este projeto”.
No final da apresentação, o Comissário Paulo Pires do Vale, fez uma visita à exposição da Bienal Internacional de Arte Jovem, na presença da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, acompanhado dos membros do Júri da Bienal, Luís Coquenão, Maciel Cardeira e Rafael Ibarra.
Além da explicação do Plano Nacional das Artes, a sessão foi abrilhantada pela atuação dos “Verde em cena” e de outros talentosos alunos da Escola Secundária de Vila Verde.
