Curiosidades

‘Romeu e Julieta’ abrem o baile da programação de dezembro d’A Oficina em Guimarães

Dezembro surge com Romeu e Julieta reinventados na frente das propostas de programação do serviço de Educação e Mediação Cultural (EMC) d’A Oficina, com o Teatro Praga a apresentar-se no Centro Cultural Vila Flor no primeiro dia do mês, às 10h30, olhos nos olhos com o público geral e as famílias, havendo lugar para várias sessões que passarão por escolas e instituições nos dois dias seguintes.

Esta criação do Teatro Praga tem também associada uma formação para professores a realizar em Guimarães. A informação de toda a programação de EMC d’A Oficina encontra-se disponível para consulta online em emc.aoficina.pt.

Partindo de William Shakespeare, Cláudia Jardim e Diogo Bento andarão à volta de Romeu e Julieta, a clássica história de amor que põe no centro da ação dois teenagers apaixonados em rota de colisão com as suas famílias e com uma sociedade repressora.

Num ambiente divertido de uma cozinha dentro do palco, os atores guiam os jovens espetadores pela história deste romance maldito, misturando-a com a feitura de um delicioso cheesecake que leva o nome dos dois protagonistas shakespeareanos.

Com uma linguagem adaptada, a tragédia originalmente escrita no século XVI, ora trágica, ora cómica, é aqui contada de forma lúdica, através dos ingredientes e dos passos da receita do bolo.

Neste Romeu e Julieta o drama confunde-se com o queijo ricota, o sangue dos amantes é doce de goiaba, as lutas de espadas fazem-se com espátulas e caçarolas, e uma dentada numa bolacha Maria pode ser uma alternativa deliciosa para um coração partido.

Uma proposta para deliciar os mais jovens (maiores de 6 anos) e não só. Na terça-feira, 01 de dezembro, às 10h30, o espetáculo tem uma apresentação para público geral e famílias e nos dois dias seguintes, 02 e 03 de dezembro, acontecem apresentações dedicadas a escolas e instituições às 10h30 e 15h00.

O texto e a criação deste Romeu e Julieta chegado pela mão do Teatro Praga é da autoria de Pedro Penim, Cláudia Jardim e Diogo Bento, com os dois últimos a assumirem a interpretação.

Este espetáculo tem associada uma formação para professores a decorrer na Sala de Ensaios do CCVF no dia 2 de dezembro, às 19h00, e tem acesso gratuito mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716.

Esta sessão de trabalho com Cláudia Jardim e Diogo Bento tem uma lotação máxima de 25 participantes e incide no processo de construção do espetáculo Romeu e Julieta.

Redação

Sobre o autor

Deixe um comentário