IPDJ aprova projeto para desenvolvimento de canoagem adaptada em Viana do Castelo

Com quase três décadas de existência, a Darque Kayak Clube, de Viana do Castelo, tem trabalhado desde o início da sua fundação com pessoas portadoras de deficiência intelectual e motora.

Para isso, dotou-se com alguns técnicos conhecedores da área e formou outros para trabalharem na canoagem adaptada e na paracanoagem. Tem o apoio de técnico da APPACDM de fisioterapeuta especializado na área da deficiência e a DKC possui nos sues quadros técnicos de psicólogo com titulo profissional de treinadores.

Tem dado assim oportunidades a Todos, de forma inclusiva, para a prática desta modalidade náutica.

O trabalho com diferentes APPACDM (s) tem sido recorrente sobretudo na época de Verão.

Em 2019, fruto da cooperação entre a APPACDM e este clube vianense sediado em Darque, fizeram nascer o projeto Desporto Para Todos no âmbito desta especialidade.

Ao mesmo tempo ingressaram na DKC pessoas que quiseram iniciar-se na competição a nível da paracanoagem.

Com tanto sucesso que este ano, em 2020, a Darque Kayak Clube levou aos campeonatos nacionais na categoria KS1 três atletas de paracanogem e logo na sua estreia obteve a vitória de João Fernandes que se sagrou campeão nacional na especialidade, tendo sido louvado este campeão e o trabalho da DKC neste âmbito, pelo Município de Viana do Castelo em reunião Camarária.

Atleta que pertence à DKC e à APPACDM de Viana do Castelo. Se bem que o resultado fosse de eleição, a DKC considera que a este nível mais importante e a pratica do que os resultados competitivos.

Assim, pelo segundo ano consecutivo a DKC vê aprovada a sua candidatura ao Programa Programa PNDpT, desta feita 2020, que não tem como objectivo a competição mas sim a canoagem inclusiva.

Actualmente os técnicos da DKC trabalham com mais de uma dezena de praticantes de canoagem adaptada e paracanaogem, mas debatem-se com dificuldades de material, pelo que o financiamento do Instituto Português da Juventude e do Desporto é importante para o desenvolvimento destes atletas.

O PNDpT tem por missão a promoção das atividades físicas e desportivas segundo uma metodologia transversal, multissectorial e multidisciplinar direcionada a todos os cidadãos, assumindo como visão uma população mais ativa, com estilos de vida mais saudáveis e com melhor qualidade de vida.

A Darque Kayak Clube, através das atividades que promove e de acordo com o programa desportivo apresentado enquadra-se na prossecução dos objetivos previstos pelo PNDpT, contribuindo para o aumento da prática desportiva e para a promoção da saúde e do bem-estar junto dos cidadãos portugueses.

A DKC compromete-se assim a promover a igualdade de oportunidades, a inclusão de pessoas com deficiência mental, a desenvolver hábitos de vida saudáveis em pessoas com deficiência e a adquirir hábitos de vida saudáveis e respeito pelos princípios de fair-play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *