Curiosidades

Deputada Cristina Rodrigues quer respostas sobre Recolhimento das Convertidas

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues interpelou o Ministério da Administração Interna (MAI) de forma a obter esclarecimentos sobre a situação do Recolhimento das Convertidas, em Braga, que se encontra em elevado estado de degradação.

Questionado sobre eventuais obras de reabilitação ao espaço, o MAI apenas informou sobre o seu parcial escoramento, trabalho que será da responsabilidade de um grupo hoteleiro interessado em instalar um hotel de luxo num imóvel contíguo.

A parlamentar pretende agora obter respostas sobre esta obra em particular e se será a única prevista.

Foi no seguimento de uma questão inicial colocada pela deputada, em outubro, no sentido de conhecer eventuais obras de requalificação para a Casa do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas, que o Ministério de Eduardo Cabrita informou ter sido feita uma vistoria técnica que terá atestado a fragilidade da sua estrutura.

Tanto assim que um grupo hoteleiro interessado em abrir uma unidade hoteleira de luxo no imóvel adjacente prontificou-se a realizar o escoramento dos elementos estruturais mais críticos das Convertidas, de forma a garantir uma maior segurança na sua estabilização e contenção, durante as obras de reabilitação do outro edifício.

“Sucede que questionado sobre obras neste imóvel, o MAI apenas nos fala sobre trabalhos a serem feitos por privados com interesses distintos à renovação das Convertidas”, explica Cristina Rodrigues. “A sua debilidade é tal que esse grupo hoteleiro não hesitou em acordar o escoramento durante a empreitada do edifício adjacente mas tal não salvaguarda este património edificado a longo prazo, é apenas uma segurança momentânea”, defende.

“Que impacto em concreto trarão estas obras para as “Convertidas”, principalmente após o término da empreitada?”, questiona ainda.

Recorde-se que em junho de 2019, a Câmara Municipal de Braga aprovou o Pedido de Informação Prévia para a referida unidade hoteleira, em reunião do Executivo. Durante a reunião, a degradação das Convertidas e a necessidade da sua salvaguarda terão sido abordadas mas sem nenhum resultado concreto.

A Casa do Recolhimento das Convertidas foi classificada como monumento de interesse público em 2012, sendo património do Estado desde 1931, quando foi doada ao Governo Civil de Braga.

Na sequência da extinção destes órgãos da administração pública, o edifício das Convertidas passou a estar sob a alçada da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia