Mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido
Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de “Vénus” esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido desvendado.
As representação manuais de mulheres obesas ou grávidas, que aparecem na maioria dos livros de história da arte, há muito eram vistas como símbolos de fertilidade ou beleza.
Porém, de acordo com Richard Johnson, investigador do Campus Médico Anschutz na Universidade do Colorado, a chave para entender as estátuas está no clima e na dieta.
“Algumas das primeiras artes do mundo são estas misteriosas estatuetas de mulheres obesas da época dos caçadores-coletores na Idade do Gelo na Europa, onde não se esperaria ver obesidade de forma alguma”, disse Johnson, professor especializado em doenças renais e hipertensão, em comunicado. “Mostrámos que estas estatuetas estão relacionadas com momentos de stresse nutricional extremo.”
Os primeiros humanos modernos entraram na Europa durante um período de aquecimento há cerca de 48 mil anos. Conhecidos como aurignacianos, caçavam renas, cavalos e mamutes com lanças com pontas de osso. No verão, comiam frutas vermelhas, peixes, nozes e plantas.
Porém, o clima não permaneceu estático. Com a queda das temperaturas, as camadas de gelo avançaram e o desastre instalou-se. Durante os meses mais frios, as temperaturas caíram para 10 a 15ºC. Algumas tribos de caçadores-coletores morreram, outros mudaram-se para o sul e outros procuraram refúgio nas florestas.
Foi durante esses tempos de desespero que as figuras obesas apareceram. Variavam entre 6 e 16 centímetros de comprimento e eram feitas de pedra, marfim, chifre ou ocasionalmente argila. Alguns eram usados como amuletos.
Johnson e os co-autores – o professor de antropologia na American University of Sharjah John Fox e o professor de medicina na CU School of Medicine Miguel Lanaspa-Garcia, – mediram as relações cintura-quadril e cintura-ombro das estátuas.
Os investigadores descobriram que as figuras encontradas mais próximos dos glaciares eram mais obesas em comparação com aquelas localizadas mais longe e acreditam que as estatuetas representavam um tipo de corpo idealizado para as difíceis condições de vida.
“Propomos que transmitissem ideais de tamanho corporal para mulheres jovens, especialmente aquelas que viviam nas proximidades de glaciares”, disse Johnson. “Descobrimos que as proporções do tamanho do corpo eram maiores quando os glaciares avançavam, enquanto a obesidade diminuía quando o clima aquecia e os glaciares diminuíam.”
Segundo os investigadores, a obesidade passou a ser uma condição desejada. Uma mulher obesa em tempos de escassez poderia carregar um filho durante a gravidez melhor do que uma mulher desnutrida. Assim, as estatuetas podem ter sido imbuídas de um significado espiritual – um amuleto mágico que poderia proteger uma mulher durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Muitas das estatuetas estão bem gastas, indicando que foram heranças passadas de mãe para filha durante várias gerações. As mulheres que entravam na puberdade ou nos primeiros estágios da gravidez podem tê-las recebido na esperança de transmitir a massa corporal desejada para garantir um parto bem-sucedido.
Segundo Johnson, a promoção da obesidade garantia que a tribo sobrevivesse durante mais uma geração em condições climáticas precárias.
“As estatuetas surgiram como uma ferramenta ideológica para ajudar a melhorar a fertilidade e a sobrevivência da mãe e dos recém-nascidos”, disse Johnson. “A estética da arte, portanto, teve uma função significativa ao enfatizar a saúde e a sobrevivência para acomodar as condições climáticas cada vez mais austeras.”
Este estudo foi publicado este mês na revista científica Obesity.
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