NACIONAL

Lares pedem que idosos não vão a casa no Natal

As associações representativas dos lares de idosos de privados e sociais em Portugal estão preocupadas com as consequências que possam advir das reuniões familiares e sociais no Natal e Ano Novo.

Em declarações à TVI24, a Associação de Apoio Domiciliário, Lares e Casas de Repouso e a confederação nacional de Instituições de Solidariedade, deixaram, esta terça-feira, um apelo para que os idosos não se desloquem a casas de familiares na quadra festiva.

“Achámos por bem fazer a recomendação aos nossos membros de restringir as saídas dos idosos para as casas das famílias no Natal e no Ano Novo. Temos de acautelar o principal, que é a saúde de todos os idosos nos lares. Se houver problemas com um pode pôr em risco todos os outros”, argumentou João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário, Lares e Casas de Repouso.

Até ao momento, a Direção-Geral da Saúde (DGS) não emitiu nenhuma recomendação sobre a matéria. Confrontado com a questão hoje, durante a conferência de imprensa habitual da DGS, Rui Portugal, subdiretor-Geral da Saúde afirmou que, para já, não há “regras específicas para a quadra natalícia” para os lares, “a não ser as genéricas”. Ainda assim, cada instituição tem autonomia para decidir o que vai fazer durante este período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *