Centros Sociais de Terras de Bouro apoiados com cerca de 1,5 milhões de euros

Os Avisos NORTE-42-2018-15 e NORTE-42-2019-48-Investimento em Equipamentos Sociais, no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, trouxeram a todas as Instituições de Solidariedade Social concelhias a oportunidade de apresentarem candidaturas para obterem financiamento para operações de reconversão, ampliação, remodelação e adaptação de espaços físicos, bem como a aquisição e ou substituição de equipamento móvel.

O objetivo fundamental destas prioridades de investimento é apoiar a qualificação e adequar a atual rede de serviços e equipamentos sociais à satisfação das necessidades da população.

Um dos critérios de elegibilidade das candidaturas era a integração de todos os investimentos a candidatar no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) do Cávado.

Este critério foi amplamente cumprido, graças à estreita e forte articulação do Município com todas as IPSS, que, nas várias reuniões de trabalho realizadas, auscultou, desde a primeira hora, as suas intenções e pretensões de investimento.

O Município também disponibilizou, através do gabinete de ação social, todo o apoio e acompanhamento técnico necessário à instrução e submissão das candidaturas.

Ao Aviso NORTE-42-2018-15 apresentaram candidatura os Centros Sociais de Souto, Chorense, Cibões, Rio Caldo e o Centro de Solidariedade Social de Valdosende. Tendo sido aprovadas todas as candidaturas, o valor de financiamento FEDER ascende aos 264.884,87 euros.

Ao Aviso NORTE-42-2019-48 foram apresentadas sete candidaturas (Centros Sociais de Souto, Moimenta, Chorense, Cibões, Covide, Rio Caldo e o Centro de Solidariedade Social de Valdosende), tendo sido, igualmente, todas aprovadas. Neste Aviso, estava inicialmente previsto um financiamento do NORTE 2020 de 530.216,00 euros, o que exigiria um grande esforço financeiro por parte das IPSS´s para cumprimento da execução integral dos investimentos candidatados, estimado em mais de 1,5 milhões de euros.

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, considerando de “extrema importância todo o trabalho desenvolvido pelas IPSS´s no apoio à população residente no concelho nas áreas da Infância, Juventude, Terceira Idade e Deficiência e preocupando-se com a sustentabilidade financeira destas”, mobilizou esforços junto da CIM Cávado para reforço deste financiamento.

Este trabalho e contributo do autarca na defesa da concretização dos projetos candidatados resultou num reforço substancial de verba, passando o financiamento do Norte 2020 para 1.192.988,82 euros.

Assim e na sequência desta recente reprogramação do PDCT do Cávado, que contempla o citado reforço financeiro para investimento em equipamentos sociais, a Câmara Municipal, em colaboração com a CIM Cávado, promoveu uma reunião com as IPSS´s, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta reunião foram apresentadas as alterações ao PDCT e prestados os esclarecimentos acerca dos procedimentos a adotar pelas Instituições. A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, e, além dos representantes da CIM Cávado (Rafael Amorim, Primeiro Secretário da SEI, e os Técnicos Marta Magalhães e Domingos Silva), estiveram representadas todas as IPSS´s Concelhias.

O Presidente da Câmara aproveitou o momento para expressar o seu reconhecimento e agradecimento à CIM Cávado por todo o apoio prestado ao Município nas candidaturas aos Fundos Comunitários e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas instituições sociais do concelho junto da população, sobretudo da mais vulnerável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *