AtualidadeMinho

Biblioteca de Esposende encerra para obras em janeiro de 2021

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, vai encerrar ao público a partir do dia 04 de janeiro de 2021, para realização de obras de beneficiação e requalificação, conforme previsto no aviso publicado do Diário da República de 15 de outubro de 2020.

A empreitada prevê obras de restauro, reparação e limpeza, no valor de 148.164 euros que decorrerão por um período aproximado de seis meses. Aproveitando a obra que irá decorrer, o Município de Esposende irá, também, proceder à requalificação do espaço com novo mobiliário e valências, assim como um novo sistema de climatização.

Dado que este é um equipamento cultural de grande procura por parte dos cidadãos, o Município está a diligenciar um espaço alternativo no centro da cidade para instalar alguns serviços da biblioteca durante o período de encerramento, nomeadamente a consulta de jornais e revistas, a consulta de fundo local e o empréstimo domiciliário de livros e outros documentos e que abrirá ao público em finais de janeiro.

Deste modo, assegura-se a continuidade da prestação dos serviços básicos de leitura à comunidade, a partir de fundos documentais previamente selecionados, sendo que o Fundo Local e Reservados, que não será levado para as instalações provisórias, continuará a ser passível de consulta, já que estas coleções especiais, que não irão para o espaço temporário, serão acomodadas de forma cuidada mas acessível no novo Depósito da Biblioteca.

O restante fundo documental será empacotado de forma ordenada e codificada para permitir facilmente a sua recolocação depois das obras, e será guardado em espaços da autarquia, bem como mobiliário e equipamento.

Para além de disponibilizar um espaço alternativo temporário, a biblioteca manterá e atualizará o catálogo que pode consultar em http://web.app.cm-esposende.pt/pacweb/ e manterá os contactos de telefone e e-mail ativos. Telefone 253 960 181, e-mail: bilioteca.municipal@cm-esposende.pt

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura foi inaugurada em 1992 e, passados quase 30 anos de funcionamento, revela a necessidade de uma intervenção global, conforme está previsto pelo Município.

Nesta fase da intervenção, além do restauro, da reparação e da limpeza, está contemplada a reformulação de todo o sistema de ar condicionado, cuja deterioração da estrutura é responsável por diversos problemas no pavimento do rés-do-chão do edifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *