NACIONAL

Como tratar o lixo produzido no Natal e o que fazer à comida que sobra

Papéis e caixas de presentes e decorações antigas são alguns dos exemplos de lixo a mais que produzidos todos os anos no Natal. Contudo, há formas de tornar o Natal num momento sustentável para o ambiente.

Impossível reciclar tudo? Para o ajudar nesta tarefa, a DECO Proteste fez um guia de como pode tratar os resíduos da quadra da melhor forma para o planeta.

Vai mudar de árvore de Natal?
Se este ano decidiu substituir a árvore de Natal, tendo em conta que estas não são recicláveis, “opte por doar a árvore antiga a um familiar ou amigo”. Se estiver em mau estado, “deve colocar no lixo indiferenciado”.

Sobrou comida da ceia de Natal?
Nestes dias, o que não pode faltar são todos os pratos tradicionais à mesa. No entanto, na maioria das vezes, sobra comida.

“Sempre que possível, deve tentar aproveitar os alimentos na conceção de novos pratos. Dê asas à sua criatividade e consulte os livros de receitas que estão a ganhar pó na estante. Os alimentos que já não possam ser aproveitados, devem ser colocados no lixo indiferenciado. (…) Outra possibilidade é, para municípios com recolha seletiva de biorresíduos, separar estes resíduos e seguir as indicações das entidades responsáveis pelo projeto. Contacte o seu município para confirmar”, aconselha a maior organização de defesa do consumidor, acrescentando que, caso tenha um compostor em casa, pode sempre aproveitar os restos para “fazer adubo orgânico”.

E o lixo todo que ficou na cozinha?

Guardanapos, embalagens de take-away, a caixa de cartão do bolo-rei, o que não falta no Natal é lixo na cozinha. Para garantir que tudo será reciclado:

“Coloque as caixas de cartão com gordura e os guardanapos no lixo comum. Já os pacotes de plástico de alimentos, os sacos de plástico, as latas de bebidas, conservas e os pacotes de alimentos líquidos devem ser depositados no ecoponto amarelo. Faça o mesmo às garrafas e aos garrafões de plástico;

A loiça de plástico não pode ser reciclada, pelo que deve ser colocada no lixo comum. Por isso, este Natal, opte pela loiça reutilizável. Acredite que o esforço de a lavar vai compensar e o ambiente agradece;

As embalagens de take-away, desde que sejam de alumínio ou plástico, devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
Os óleos alimentares que usou para cozinhar os fritos de Natal devem ser encaminhados para destinos adequados, pois podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão”.

Loiça partida vai para vidrão?
Há sempre alguém que parte loiça no Natal, se partir “copos, pratos, chávenas ou canecas, por exemplo, não deve colocar no ecoponto verde”, pois poderá inviabilizar a reciclagem de todo o restante vidro. “Neste ecoponto coloque apenas as garrafas, os frascos e os boiões de vidro”, lembra a DECO Proteste.

E não se esqueça, as rolhas de cortiça das garrafas “podem ter um destino mais adequado do que o lixo comum”. O Green Cork, por exemplo, é um projeto de reciclagem, disponível em todo o território nacional, que incentiva “o consumidor a entregar as rolhas de cortiça no Rolhinhas”.

“Caso não tenha possibilidade de entregar as rolhas de cortiça nos locais próprios, utilize-as para criar projetos em família. Experimente fazer um presépio ou decore a árvore de Natal com as rolhas que vai acumulando”, sugere também a organização.

E, por fim, o que fazer com o lixo dos presentes?
No Natal, o mais certo é haver papel por todo o lado depois da troca de prendas. Mas, vamos por partes. Quanto às “brochuras de instruções de montagem ou de utilização de equipamentos, os cartões de Natal, as caixas de jogos, as embalagens de presentes e as revistas, jornais e catálogos de prendas” deve colocar no ecoponto azul, destinado ao papel e cartão.

Contudo, tenha atenção ao papel de embrulho: “Se for brilhante ou reluzente, provavelmente significa que tem um tratamento que impossibilita a reciclagem. Estes materiais devem ser colocados no lixo indiferenciado. Se for um papel normal, coloque no ecoponto azul, juntamente com os restantes resíduos mencionados acima. Este ano, inove e utilize jornais velhos para fazer embrulhos personalizados”.

No que diz respeito a “embalagens de plástico de brinquedos” devem ser colocadas no ecoponto amarelo: “Caso sejam de cartão e tenham uma janela em plástico, deve tentar separar estes dois materiais e colocar no ecoponto azul e amarelo, respetivamente. Se não conseguir separá-los, deve colocar a embalagem no ecoponto do material predominante”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *